terça-feira, fevereiro 27, 2007

Pedorido, terra de artistas II

Este post vem um poucochinho atrasado... só 6 anos. Mas o que conta é a intenção.

Em mais uma deambulação pela net, encontrei mais esta honrosa referência a um pedoridense, de seu nome Luís Miguel Rocha autor de um livro de poemas, "Apenas e Só" escrito sob o pseudónimo Luís Sebastião.
O dom da criatividade deve estar presente nos genes da família, pois já o seu irmão mais novo António José (Tuna) tinha, em altura escolar, um talento excepcional para a representação tendo eu o privilégio de ter podido partilhar o palco com ele. Foi pena não ter seguído essa veia...

Para quem (como eu) desconhecia a existência desta obra e for apreciador deste tipo de escrita, aqui fica a sugestão.





34 comentários:

Jerónimus disse...

Definitivamente, a nossa pequena terrinha está cheia de grandes talentos!!!

:)

DariusPintus disse...

Conheço bem.
Até o Padre Mota esteve envolvido.

Anónimo disse...

Mais uma estrela Pedoridense que desperta agora para uma viagem rumo ao sucesso... Ai que rico gandalipo...

Anónimo disse...

so tenho pena k os pais do tuna so tenham visto qualidades no filho mais velho, e mais uma vez , alias como muitas k conheco o segundo filho fica na sombra do irmao mais velho!!!O luis nao tem culpa dessa situacao, mas o tuna tambem nao e nao teve as mesmas oportunidades... ASS: ZEZE

Anónimo disse...

Concordo plenamente contigo zézé!!!
mas temos que nos orgulhar de termos mais um pedoridense de sucesso, ainda que desconhecido por muita gente!!!

Jerónimus disse...

Ja tinha ouvido falar do talento teatral do Tuna, mas desconhecia por completo a história do seu irmão mais velho...

Faz-me lembrar a história do meu avô materno, para quem não sabe, o Sr. Agostinho Tavares era conhecido pelos seus poemas cheios de sátiras sobre pedorido e seus habitantes! Se conseguir ainda arranjo alguns exemplares que devo ter por casa...

:P

Unknown disse...

Boa noite a todos,

Mais uma vez dou os merecidos parabens ao Adim do Blog, pois aqui está uma obra magnifica do Luís!!!!!!!!!
Nós felizmente temos muitos talentos na nossa humilde terra, pena é,não os aproveitar!!!!!!!!
Temos o Antonio Capelo que é um exelente actor, na minha deviamos fazer aqui no Blog uma referência ao seu trabalho.

Cumprimentos

Osama Binladen

PEdorido disse...

É verdade bin,

o Capelo é, talvez, o expoente máximo dos talentos artísticos e intelectuais de Pedorido.

A seu tempo terá a merecida referência!

Anónimo disse...

É só para lembrar, e para dar a conhecer que, António Capelo, é primo direito da minha mãe... Já não bastava ter pessoas de grande sucesso na terra onde moro, como ainda por cima tinha de as ter na minha família... O mundo é tão cruel... Óh meu deus...

Anónimo disse...

madmike , tu podias aproveitar a proximidade k tens da casa do david e instalavas uma camara escondida, talvez apanhasses o david a falar com a nossa senhora ou com o diabo!!!:)

Jerónimus disse...

Itso são, imagens reais...o drama, a miséria, o cigarrinho...

Anónimo disse...

onde posso arranjar esse livro?

Anónimo disse...

Aproveito para avisar os nossos bloguers que foi lançadohoje a segunda "obra prima" de Rui Fernandes,mais conhecido por capitão Roby (de OLIVEIRA, RAIVA )!!!Depois de "Sofrilena" foi hoje lançado "Castelo de Paiva, o Belo e o Trágico"editado pela Tipografia Martins e Irmão.
É EM MINHA OPINIÃO UMA OBRA DE MUITO POUCA QUALIDADE,PEJADA DE ERROS ORTOGRÁFICOS E DE ESCRITA MEDÍOCRE!!!
Deixo-vos uns exemplos de tao prosaica escrita:


"como o humano tudo tem sem limite
não há nada que sempre dure
apenas alma resiste
e outro remédio NÃO HÁ CURE"

"quão ténue é a nossa vida
quão frágil o veu que nos ENVOLVE
que neste tempo de vivência conseguida
cada qual viveu como SOUBE"


ESTRANHO QUE PAREÇA TAL ESCRITO RECEBEU O APOIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA, JUNTA DE FREGUESIA DA RAIVA,GOVERNO CIVIL DE AVEIRO E ASSOCIAÇÃO DE FAMILIARES DAS VITIMAS DA TRAGÉDIA DE ENTRE OS RIOS!!!

TENTEM LER, PORQUE É MUITO DIFICIL LER UNS ESCRITOS DE TÃO FRACA QUALIDADE E COMENTEM!!!

Abraço!!!

Anónimo disse...

É pena muitas das coisas que se fazem em Pedorido não serem divulgadas publicamente à população local, ou até mesmo promovidas pelas entidades locais. Falta mais convívio à nossa freguesia, mas é apenas a minha opinião... Quanto ao livro nunca o li mas de certeza que tem uns bons excertos.

Anónimo disse...

desta vez tenho k deixar aqui os meus parabens ao admin pois escolheu bem o tema, temos de dar valor ás gents da "nossa terra", e por vezs o mais dificil é admitir o seu valor e importância. posto isto desde ja os meus parabens. quanto aos demais emblemáticos de pedorido tal como o sr antonio capelo, verão que se repararem bem, mas mesmo bem ele não é o unico iluminado da familia para o teatro e representação:)
deve estar no sangue, talvez um dia quando me dedicar a fundo ao estudo da genética este seja um belo caso a desenvolver!!!

quanto ao pseudo inspirado que lançou o livro brevemente, desculpem o comentario mas qualquer voisa que alguem faça alusivo á ponte tem apoio garantido. nem vale a pena discutir pk.

O blog esta muito bem elaborado continua!!!


saudações ** muah**

Anónimo disse...

quando alguem quiser "gozar" com a tragédia dos outros,que se prepare para a vida, porque a sua está a chegar!

Anónimo disse...

A MINHA INTENÇÃO NUNCA FOI "GOZAR" COM A TRAGÉDIA DOS OUTROS, POIS CONHECIA E ERA PRÓXIMO DE MUITOS DAQUELES QUE PERDERAM A VIDA!!!
nO ENTANTO NÃO MUDO A MINHA OPINIÃO QUANTO AO LIVRO "CASTELO DE PAIVA O BELO E O TRÁGICO" QUE CONSIDERO UMA PUBLICAÇÃO DE MUITA FRACA QUALIDADE!!!

PEdorido disse...

Caro Anónimo,

sem querer estar a defender o Pedoridense-Atento (que me parece bem capaz de se defender sozinho) sou obrigado a interpelar porque honestamente não me pareceu que estivesse a gozar com quem quer que seja.

As obras do Rui têm pouca qualidade literára. É um facto! O que não lhe tira de modo nenhum o mérito de as ter concebido.

Vá... não se chateiem! :)

PS: Fisio: Desta vez??? :P

Anónimo disse...

rui??? tipo o agarrado?? alguem me pode dizer kem e??desculpem a minha ignorancia...

Anónimo disse...

é esse todo zézé!!! tipo o agarrado!

Anónimo disse...

Deviamos fazer todos uma vénia a este exemplar criativo: Rui(Fininho)!!!Estreou - se no mercado com o livro "Sofrilena", atingindo desde logo o incrivel numero de 50 copias vendidas; apos uma fase de menos inspiração, denota - se uma nova entrada na scene poetica de Castelo de Paiva. Este novo livro foi analisado na minha presença, e passo a citar o analisador:"Embora com boas passagens a nível da critica politica, o livro só devia ser metade(em volume)do que é, visto se tornar posteriormente muito repetido..."
Mas isto das repetições todos nós compreendemos: afinal já nao se disse aqui que ele era o tal agarrado?!!

Anónimo disse...

AH!! não se esqueçam que ele é um artista no verdadeiro ser da palavra: para além de poeta é,também,pintor e escultor.

PEdorido disse...

E tostas mistas, também faz?

Anónimo disse...

tostas mistas nao sei, mas olha que e o melhor sucateiro das redondezas!!!e tinha uma carripana toda pimp my ride!!

Anónimo disse...

...e não se esqueçam que os grandes, os universais, os intemporais e verdadeiros aristas, são sempre incompreendidos e, desvalorizados, criticados e ignorados pelos seus pares e pela maioria dos seus contemporâneos. com isto quero dizer que o tempo se encarregará de lhe atribuir o devido valor e coloca-lo num pedestal digno da sua grandeza!! inqualificável, incomparável ( e olhem que o Rui já é grandito de estatura!! a inveja que vai sentir o conde quando tiver que erguer os olhinhos para mirar o nosso artista!!)
estamos mesmo a falar de artistas ? pedoridenses? não sei se é arte mas que o miudo tem o dom, lá isso tem! como se chama o filho do Clemente que faz aqueles desenhos magnificos? porque não se lhe pedem alguns?
divulguem! ajudem-no a crescer! ajudem Pedorido a crescer!
Um Abraço Pedorido, terra boa, de gente assim assim...

Anónimo disse...

concordo plenamente em fazer um trabalho relacionado com António Capelo, sou da família dele o meu pai é irmão do já falecido pai do mesmo...

Anónimo disse...

É Verdade O "Filho do Clemente" chama-se Carlos e, do meu ponto de visto, que nada sabe de artes, acho que é um grande artista a dar a conhecer..

PEdorido disse...

Todos, a seu tempo, terão direito ao seu espaço...

Ana Fernandes disse...

Boa noite.
Meus caros anónimos e pseudónimos, deviam envergonhar-se da “tao” (des)cuidada dissertação sobre a vida dos outros! Pois é...deviam, mas… Em frente que atrás vem gente!
Não vos seria mais proveitoso interessar-se e cuidarem somente das vossas vidas? Eis a resposta à boa moda publicitária: “Se seria?! Seria, mas não era a mesma coisa!” Certo?!
Pois bem (mal) teriam muito que escrever! Obviamente que, como pessoas de boa índole e vasta cultura, não dariam com toda a certeza erros ortográficos e o volume de cada um dos "Livros de vida" seria deveras notável!
Analiso por exemplo, aquela que poderia, repito, poderia ter sido a verdadeira pérola no que toca ao âmbito artístico de PEdorido, o Livro “Tao Lançadohoje” do prezado Sr. “Pedoridense-Atento” (cujo pseudónimo muito me espanta pela sublime cultura). Teria sido uma verdadeira “obra-prima” de “muita boa qualidade”!
Caso tivesse tido a mesma oportunidade do Capião Roby/Fininho, o exemplar continha no mínimo 2000 páginas!
Só o Prefácio, merecedor do “Nobel da Correcção” seria a ele próprio dedicado com o seguinte apontamento (repetido sistematicamente nas primeiras 1999 pág.): “Aqui se fala em bom Português, onde a pontuação, nem a vês!”
Senão, verifiquemos:

“ESTRANHO QUE PAREÇA TAL ESCRITO RECEBEU O APOIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA, JUNTA DE FREGUESIA DA RAIVA,GOVERNO CIVIL DE AVEIRO E ASSOCIAÇÃO DE FAMILIARES DAS VITIMAS DA TRAGÉDIA DE ENTRE OS RIOS!!!

TENTEM LER, PORQUE É MUITO DIFICIL LER UNS ESCRITOS DE TÃO FRACA QUALIDADE E COMENTEM!!!”

Aconselho para “lançamento” e como rampa do mesmo (a gravidade encarrega-se do resto) o dia 30 de Fevereiro num dos poços das antigas Minas do Pejão (história, cultura e gente da “velha guarda” muito merecedora do meu respeito, ao contrário dos filhos e netos dos que nelas laboraram, que envergonham a gente, a terra e a sua cultura com palavreado próprio da mediocridade de espírito).
Senhores, mentalizem-se…nem todos podem ter a alma de Pessoa em mente de Rui Fernandes! É um legado digno só de alguns, reservado aos HOMENS de coragem, perseverança e luta constante do “querer é poder”!
Quem não quer, não pode, e quem não pode, faz por isso!
Meus caros se não aprenderam a caminhar pelos próprios pés, tem neste testemunho um bom mote para fazê-lo.
Pensem e reflictam num conceito minimalista: “Less is more”!
Se podia perder tempo a explicar?! Podia, mas não era a mesma coisa!

“Ser poeta é ser mais alto!”
(para os “não sabidos”, pesquisem na Wikipédia, parece-me o mais indicado para aqueles cujo A E I O U cultural começa por www.)

Eventuais apontamentos e/ou afrontas não serão dignos de resposta.
O que escreveram no blogue sobre o meu pai revelou uma descabida falta de ética e respeito. Ele não está cá para se defender, mas tem quem o faça. Lamento só agora ter conhecimento deste blogue de escárnio e maldizer.
A razão perde-se quando a educação e respeito pelo outro cai por terra. Perderam-na. Se conhecesse o rosto de quem usa e manipula quando vestem os trajes dos anónimos, fazia questão de repetir pessoalmente tudo o que aqui disse. Fica o desafio!

Atenciosamente,
Ana Fernandes(filha)

PEdorido disse...

Boa tarde Ana.

Antes de mais, bem-vinda ao PEdorido.com.

Após ter lido o teu comentário e ter lido todos os outros, fiquei sem saber ao que te referes em concreto.

Li todos os comentários com (redobrada) atenção e não encontro qualquer afronta ao teu pai.

Será por alguém se ter referido a ele (de forma muito infeliz, concordo) de "agarrado"?
Porventura toxicodependente feria menos susceptibilidades?
As coisas são como são e não é por as "eufemizarmos" que deixarão de as ser.
Infelizmente foi essa triste condição que contribuiu determinantemente para que o Rui nos deixasse muito antes do seu tempo... mas isso são contas de outro rosário!

Terá sido por termos dito que os seus livros tinham "fraca qualidade literária"?
Aí, cara Ana, tens mais é que aceitar a opinião dos outros. Estamos num país livre (por enquanto) e podemos criticar o que bem entendermos.

Já li os livros do teu pai e continuo com a mesma opinião. Sem querer retirar qualquer mérito à sua concepção, acho-os fracos e sem grande qualidade. Não são mais que um conjunto de quadras/rimas, muitas inseridas a "martelo" e sem grande conteúdo.
Mas isto é a minha opinião. Devo ser cruxificado por isso?

Gostas de todos os livros que lês?
Gostas de todas os filmes que vês?
Gostas de todas as séries que vês?

Se calhar sou eu que não tenho amplitude intlectual suficiente para entender a obra dele, não sei...

Em jeito de conclusão, acho que o teu comentário foi um bocado extemporâneo e sem grande razão. Ninguém ofendeu ou diminuiu o teu pai (de quem muitos dos que aqui escrevem eram amigos ou conhecidos).

Para terminar, e se realmente fazes questão de dizer isto tudo pessoalmente o meu email é pedorido@pedorido.com. Se quiseres encontrar-te comigo - na condição de "gerente" do blog - para dizeres tudo pessoalmente, terei todo o gosto em fazê-lo.

Cumprimentos,

PEdorido

Ana Fernandes disse...

Boa tarde, não vou comentar o comentário no blog, receio o uso das palavras eticamente incorrectas.
Prezo o respeito e ao contrário do que diz, aceito opiniões alheias, mau era se assim não fosse. A censura é de outros tempos, parece-me uma "justificação" descabida ou quiçá, um mal entendido na interpretação do meu comentário.
Tal como disse e mantenho, responderei pessoalmente e terei tal como Pedorido, todo o gosto em defender o(s) meu(s) ponto(s) de vista sobre os demais assuntos aqui referidos(passaram do singular)que, como calcula, conheço de trás para a frente e vice-versa, melhor que qualquer um dos senhores.
Aguarde um email, entrarei em contacto.

Atenciosamente,
Ana Fernandes.

PEdorido disse...

Espero então pelo teu email.

Fica bem!

Cumprimentos,

PEdorido

Ana Fernandes disse...

Email enviado.
Ana Fernandes.

PEdorido disse...

Email respondido! :D

PEdorido