terça-feira, fevereiro 13, 2007

Carnaval em Pedorido

Não sei ao certo quando começou esta tradição em Pedorido. Muito antes de eu nascer certamente.

Lembro-me de ser miúdo e de ver Pedorido repleto de pessoas de uma ponta à outra.
Do Alto da Póvoa até às Concas era uma mar impressionante de pessoas que quase se degladiavam para encontrar uma boa posição de modo a ver o derradeiro momento e apogeu da noite, a queima do defunto e lançamento do mesmo ao rio da Ponte Velha! Este ano vai ser na Ponte Nova... a tradição já não é o que era!

A leitura do responso é também um dos pontos altos da festa.
O responso é um conjunto de ditos (supostamente) engraçados dirigidos a indivíduos ou grupos, brincando com personalidades, situações ou factos que aconteceram durante o ano anterior.
Com frases que ficaram para a eternidade e esperado avidamente pela população todos os anos, tem vindo a caír, ano após ano, na vulgaridade às vezes com ditos ofensivos aos seus destinatários.
Mas é Carnaval e ninguém leva a mal...

Os mascarados não seguem regras, tendências ou estilos pré-definidos. É essa a magia do nosso carnaval! Cada um vai como bem quer e lhe apetece, sendo o objectivo final estar o menos reconhecível possível para assim poder fazer brincadeiras com pessoas conhecidas sem ser descoberto.

Mas como não há bela sem senão, o carnaval de Pedorido tem vindo a decrescer em qualidade assim como em número de visitantes e mascarados. Obviamente que estes dois factos estão intimamente interligados.

Falta de fundos, falta de disponibilidade e falta de muitos outros apoios condicionam a realização deste magnífico evento. Falta de vontade nunca e aqui fica um sincero Muito Obrigado a todos os que ano após ano têm mantido, melhor ou pior, esta tradição. O facto de ainda existir carnaval em Pedorido deve-se a estas pessoas, nomeadamente ao Grupo de Dinamização e Cultura de Pedorido assim como a população em geral que mesmo assim consegue organizar não um, não três, não quatro, mas sim dois fabulosos desfiles, um infantil no domingo anterior à terça-feira de carnaval e O desfile em si.

Adiante...
O que se pode fazer para melhorar o nosso carnaval?

Sugestão nº1: Acabem com aquele concerto deprimente no final da festa. Reencaminhem o dinheiro para outro tipo de animação (de rua, p.e.), invistam mais no concurso de mascarados.
Depois de assistir por 16 anos consecutivos aos Tekos, o suicídio em massa é um risco que deve ser encarado seriamente! Para bem da população!

Aqui fica o programa:

Domingo, 18 de Fevereiro
14:00 :: Concentração no Eirado
14:30 :: Início do Desfile Eirado - Vale do Paço - Parque das Merendas
15:30 :: Concurso de Máscaras (prémios para 3 os primeiros classificados)
16:30 :: Lanche Convívio - Karaoke

Terça Feira, 20 de Fevereiro
21:00 :: Concentração na Póvoa
Leitura do responso
21:30 :: Saída do Entrudo
22:00 :: Concentração no Eirado
Leitura do responso
22:30 :: Concentração na Ponte Nova
Descida do Morto
23:00 :: Concentração no Parque das Merendas
Leitura do responso
Fogo de Artifício
Concurso de Máscaras (prémios para os 3 primeiros classificados)
  1. º prémio :: T0-1 c/ kitchenette, oferta da Urbanização das Concas (a construír).
  2. º prémio :: Emprego como recepcionista, oferta daFábrica de Confecções de Pedorido (a inaugurar).
  3. º prémio :: Sessão gratuita de um mês de manutenção corporal, oferta conjunta da Drogaria Buraco que gentilmente cede as ferramentas e Junta de Freguesia de Pedorido que gentilmente cede o espaço (Campo do Areínho).
23:30 :: Convívio (SEM TEKOS, POR FAVOR!!!)

44 comentários:

Jerónimus disse...

Eh pa, é pena o nosso carnaval estar em queda ano após ano...

Sempre foi um dos momentos altos da nossa freguesia!

E se não vierem os Tekos, vêm os Pele & Osso...venha o diabo e escolha...

Eu apoiava um show de stand up comedy...convidavam-se personagens como o David...e o Bilinho!!!!

Olha, pois é, falta o post do Billy!!!!

Anónimo disse...

Eu vou .... mascarado. E vocês?

Façam o mesmo!

É isso que falta ao Carnaval de Pedorido: Malta Mascarada; Animação; Algo novo ("um brinquedo e um chocolate").

E não poderia deixar de ser, ELIMINAR o conjunto no final da festa de Terça-feira à Noite. Sei que há elementos no Grupo de Dinamização e Cultura renitentes a esta questão..... mas ..... HELLOOOOOOO, acordem!

Vamos lá pessoal, não percam a oportunidade d se divertirem....

PEdorido disse...

Eu adorava ir mascarado, coisa que não faço há uns bons 10 anos, mas não sei se tal será possível por constrangimentos pessoais, profissionais e logísticos! :)

Mas fica o apelo a quem puder que vá mascarado pois, como disse e bem o Linus, são os mascarados que dão força ao Carnaval.

Mas posso desde já garantir que as sugestões que aqui forem expostas serão endereçadas ao GDCP para, quem sabe, serem aplicadas em eventos futuros.

Provedor Trilobite disse...

Nos últimos 15 anos, a qualidade deste evento centenário, adorado por uns e odiado por outros tantos, tem vindo a decrescer de forma drástica. Lembro-me perfeitamente das televisões cobrirem o nosso Entrudo.
Diz-se que "é a tradição" e que "sempre foi assim" o que não é bem verdade.
Ninguém da organização se preocupa realmente com esta actividade, senão vejamos:
- O que é feito dos cabeçudos?
- Os Carraças foram desparasitados?
- O Professor Nelito a ler o responso?
- Ataques pessoais no Responso em vez de critica social?
- Porquê que não se passa para a Segunda-Feira à noite? No dia seguinte ninguém trabalha.
O Carnaval de Oliveira está a crescer e não demora nada ultrapassa o nosso.
Se há algo de que o GDCP não se pode queixar é de falta de verbas. Que eu conheça, a única actividade que têm durante o ano é a organização do Entrudo (fazem também uma exposição de coleccionadores) que pode ser suportada perfeitamente pelo dinheiro da renda do Bufete do Choupal (este é nome correcto da Bodeguita). Não fazem Colónias de Férias nem nada que se pareça.
Será que os Pedoridenses têm noção de que o Bufete do Choupal rendia anualmente cerca de 1000 contos por ano?
Quais são as colectividades que conhecem que têm tal financiamento sem fazer qualquer tipo de investimento?
Podem-me dizer "Ai e tal... estão a fazer uma sede..." É UM ERRO. Sede já eles tinham na escola primária, não precisavam de outra. Podiam canalizar perfeitamente essas verbas para actividades lúdicas/desportivas.

Pedorido tem GANGRENA, onde é que vamos CORTAR?

PEdorido disse...

Caro Provedor, em primeiro lugar seja benvindo ao Pedorido.blogspot.

Em segundo lugar os meus parabéns pelo seu comentário. Lúcido, claro e fundamentado. São comentários como o seu que fazem mexer as águas e, consequentemente, que as coisas andem para a frente!

Concordo em absoluto consigo quando se refere a um certo conformismo em relação à situação actual das coisas. Não, nem sempre foi assim como nos querem fazer crer...

Os Carraças e os Cabeçudos sempre foram imagens de marca, não sei, sinceramente o que é feito deles. Também, há 4 anos que não acompanho o Carnaval. Mas que fazem falta, sem dúvida! Animavam a festa, e de que maneira!

Estava-mos habituados a ter o Saddam, a ler-nos o responso. Também não sei o que lhe aconteceu.

Quanto ao conteúdo do responso, aí acho que nem há discordância... cada vez mais mediano e vulgar ano após ano!

A ideia de passar a festa para a segunda-feira, parece-me excelente, mas não sei que implicações teria na "tradição" em si... (que, de resto, já está tão moribunda, que certamente não iria ser isto que a mataria!)

Quanto ao Carnaval de Oliveira, acredito que venha a crescer, pois já demonstraram por mais do que uma vez, serem excelentes organizadores de eventos (o facto de existir muito mais população jovem INTERESSADA em Olivera também justifica) mas não nos podemos medir pelo que os outros fazem ou deixam de fazer. Bons exemplos devem ser sempre seguidos, mas a comparação pode ter efeitos nefastos.

Quanto aos eventos organizados pelo GDCP, aí já não concordo tanto, pois para além do Carnaval e da Exposição de Coleccionadores há também os festejos do 25 de Abril, 1 de Maio, Natal e por aí fora, mais direccionados ao público infantil.

No que toca à Bodeguita, não faço a mínima ideia dos lucros anuais e vou acreditar sem contestação naquilo que disse. Penso porém que os lucros devem ser repartidos entre GDCP e a pessoa que explora o mesmo. Não sei se o valor a que se refere já inclui esta divisão.

Não quero defender A ou B, estou simplesmente a fazer o papel de Advogado do Diabo...

Era bom que pudesse-mos ter alguém do GDCP que nos esclarecesse nestes pontos, para não caírmos na tentação da crítica fácil e da inexactidão de factos.

Terminando, deixo mais uma vez os meus parabéns ao seu comentário.
Excelente, sem dúvida.

Espero vê-lo mais vezes por aqui!

Cumprimentos,

PEdorido

Anónimo disse...

Onde posso assinar o comment do Provedor Trilobite? O carnaval em Pedorido tem descido de qualidade ano após ano... Bem me lembro de anos onde até fogo preso tivemos na nossa festa... E os carros de shock e todas as outras diversões que os acompanhavam? Onde estão eles... Eu quero o meu relogio...

PEdorido disse...

Parece que é unânime a opinião que a qualidade do Carnaval tem vindo a decaír.

E sugestões para melhorar? Há? Toca a puxar pela cabeça. Também estou a fazer mea culpa...

PS: Mike, carros de shock é muito bom! ;)

Anónimo disse...

PEdorido só não pus em italico pk não me lembrei, mas o shock foi para dar assim tipo uma especie de coiso... tipo tás a ver?

Anónimo disse...

Acabei de ter uma ideia bombástica para melhor considerávelmente a qualidade do Carnaval de Pedorido... E que tal se fossem criadas umas estruturas nos postes que iluminam a ponte nova, de modo a que fosse possivel pormos lá umas gajas semi-nuas, quiçá nuas, a dançarem agarradas aos postes, fazendo movimentos dorso-lombares e pelvicó-cocsivos? Claro que a escolha das gajas teria que ser feita previamente, e poderiamos ter castings no salão da junta ou no café do 29...

PEdorido disse...

Aí, podia-mos juntar o útil ao agradável e pô-las a movimentarem-se nos gigantones. Assim, ressuscitava-mos uma tradição e fomentava-mos outra.

Outra ideia gira era:
Contratava-se os TEKOS à mesma e faziamos com eles aquele jogo em que tem de se acertar com uma bola no alvo para uma dada pessoa caír à agua. Só que em vez de ser numa bacia, era da Ponte Nova abaixo!
Era engraçado!

Anónimo disse...

e se o entrudo fosse um gajo a nossa escolha?????aceitam-se porpostas de nomes!!!:)

Unknown disse...

O porvedor tem toda a razão!!!!!!!!!!!!!!!
O GDCP recebe anualmente verbas da Camara Municipal, Governo Civil de Aveiro,a pessoa que explora a referida Bodeguita paga a renda ao GDCP os tais cerca de 1000 contos e o resto é para ele!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

O polainas podia ser a primeira vitima do entrudo...

PEdorido disse...

Os TEKOS? Ficava-mos com entrudo assegurado para 5 ou 6 anos...

Anónimo disse...

Carnaval...carnaval...carnaval!!!!
com estes comentários já estamos a fazer carnaval...
resumindo o comentário do provedor, ficamos a saber que há uma empresa em franca expansão e que não atravessa a crise que na generalidade de nós atravessamos...
será mesmo 1000 contos por ano (5.000 euros!), então é caso de perguntarmos aonde pára o money.
Também não sei se o GDCP apresenta relatório de contas a alguém ou não, mas gostaria de saber só por curiosidade.
Como diz PEdorido era bom que alguém que pertence-se ao GDCP e frequentasse a n/casa nos eclarece-se sobre este assunto.
Quanto ás ideias para colorir o carnaval, venham elas boas ou más.
Eu deixo uma, que tal fazer uma lista dos cromos de pedorido e eleger os 3 mais votados para reis do carnaval.
cumprimentos

PEdorido disse...

Algumas ideias, partindo da sugestão feita por um amigo:

- Acabar com o concerto de final da festa. É deprimente, não tem público, e é um gasto desnecessário.
- Apostar mais no concurso de máscaras e por consequência, incentivar as pessoas a mascararem-se!
- Publicitar em tudo o que seja órgão de CS que o Carnaval existe, que é secular, etc, etc...
- Apostar noutro tipo de animação. Animação de rua, p.e., saltimbancos a fazer diabruras, malabarismos, deitar fogo pela boca e esse tipo de coisas...

Anónimo disse...

É verdade,o carnaval em Pedorido está a morrer...Não quero fazeraqui o papel de velho do restelo,mas se isto continua assim daqui a alguns anos não teremos carnaval em pedorido.
Não sei o q é feito da animação e do orgulho pedoridenses num dos seus eventos mais importantes.
Lembro-me q há uns 15 anos atrás eram ainda 7 da noite e já as pessoas começavam a chegar,às 8 já não havia espaço pr deixar os carros.
E naquela altura sim,o responso era verdadeiramente engraçado!A noite do entrudo era conversa durante os dias seguintes.....
Realmente era bom q fosse feito algo pr reavivar esta tradição!
por exemplo,o responso devia deixar de ter uma elaboração privada,ou seja podia-se criar um método pr fazer chegar ao GDC as opiniões e situações caricatas(pois deveria ser isto a base do responso e não ofensas pessoais cm foi referido) de quem o quisesse fazer então a partir daí criar um responso.
Não sei se isto agradaria mto à elite q o elabora,mas fica a ideia!
Deixo aqui tmb outra sugestão a propósito do comentário do provedor:O q é feito das colónias de férias?Era um "evento" pelo qual mtos esperavam durante todo o ano.
Concerteza mtos dos pedoridenses commais de 20 anos devem ter boas recordações das colónias.
Acho q hoje em dia era uma boa ideia retomar estas colónias de férias.

Anónimo disse...

para mim a tradicao apanhou uma doenca incuravel e mortal no dia em k se fechou o pilar desta terra: as minas de germunde!!eu lembro-me do carnaval ser um acontecimento com direito a tv(como alguem ja referiu), e um mar de gente k nos obrigava a jantar cedo e escondermo-nos na mata ate escurecer para nem o nosso vizinho do lado pudesse nos ver a sair a noite mascarados, tempos de alegria, tempos de juventude, tempos de um pedorido "totalmente habitado" e nao parcialmente como e agora visto k algumas zonas miticas de pedorido ja nao tem habitantes!!era um carnaval k era um simbolo k nos distinguia da mediocridade do resto do nosso conselho(desculpem-me a minha franqueza mas e mesmo assim k epnso do resto do conselho), enfim sinal de bons tempos, mas k como tudo tem principio e fim o carnaval acabara por fazer parte de um post (talvez num futuro nao muito longinquo, aki neste honrado blog, pelas mesmas razoes k falamos do GDP!!acho k e so uma questao de tempo ate tudo acabar(isto parece um responso)...:)

PEdorido disse...

É bem verdade o que o Zé disse... não direi uma doença incurável, mas antes uma ferida muito funda e difícil de curar.
E não foi só o Carnaval que sofreu com isso. Toda a freguesia e tudo o que lhe esteja relacionado sofreu também.

É a vida! Há que continuar com os meios que dispomos que, apesar de tudo, não são poucos.

Jerónimus disse...

É realmente muita pena, e o que posso dizer é que a malta jovem também não se mostra interessada em querer mudar as coisas.

Acho que a mudança tem que partir dos mais novos, e pelos vistos, aqui neste blog ja existem alguns com essa vontade, mas mesmo assim não suficientes...temos que mudar a mentalidade a malta, tentar acabar com esse comodismo e monotonia que cresce nas pessoas hoje em dia.

Porque isto vê-se em relação ao Carnaval e a um certo numero de actividades que se faziam antes e não se fazem agora, "porque não me apetece, da muito trabalho, os outros que façam..."

Anónimo disse...

Afinal vai haver Carnaval este ano?
Ainda não vi um cartaz q seja...

Depois querem que apareça pessoal a visitar o Carnaval...
Tal como Jerónimus falou precisa-se de malta jovem com vontade de mudar as coisas, mas primeiro há que formar a equipa para lutar pelo sucesso (Já temos aqui alguns que estão a fugir para fora da Freguesia com o seu talento - É PEDORIDO QUE PRECISA DE VÓS) e depois é necessário alguns elementos do GDCP deixarem as estrelas brilhar.
A malta tem de deixar de lado o preconceito de mudar a tradição sem perder a sua ideia base, para que não seja a tradição a acabar com a festa.

O Carnaval paga-se a ele próprio, não há custos para o GDCP, apenas se pede trabalho! Querem ajuda peçam ;)



Isto precisa é de revolução...

Anónimo disse...

Afinal já temos cartazes...

Não é mau... Hoje é Sexta e o Carnaval é Domingo e Terça.

Anónimo disse...

É ISSO careca, os 3 cromos para rei de carnaval em pedorido: 1ºpolainas 2ºtono do boraco 3º davide rê. Isto é so a minha idea

Anónimo disse...

na ideia dos três cromos eu, votaria na São Couta, Rodolfo e Davide rê, mas acredito que muitos outros e bons cromos ficariam de fora!!
cumprimentos

PEdorido disse...

Desculpem lá, mas deixar o Pio de fora é quase crime!!! :)

Anónimo disse...

guilhotina com eles, ve-se bem k nao estao dentro da realidade alternativa proporcionada po Mr. Pio!!:)

Anónimo disse...

Ola a todos! Em primeiro lugar, queria dar os parabens ao blog.

Quanto ao carnaval, concordo com tudo o que foi dito acima. O nosso carnaval está em decadencia...tenho pena que isto aconteça, pois lembro-me que quando era pequena o meu pai costumava exibir-se numa bela mini-saia e revirar toda a roupa ca de casa(facto k a minha mae reprovava completamente!). Agora, a vontade de sair de casa para o carnaval é diferente: penso que a tradiçao esta muito mudada...ate o enterro vai mudar de ponte!!! Primeiro, mudaram o carnaval das concas para o parque das merendas; as figuras mediaticas, como os cabeçudos, desapareceram; o responso passou de uma brincadeira a ofensa...

Eis a minha sugestao: vamos sair todos á rua e mostrar que pedorido ainda esta vivo e que o nosso carnaval nao pode acabar!

P.S.: Esperemos que nao levem a mal os comentarios aos "tekos" e voltem a contratar os "filhos da torre"

Jerónimus disse...

Infelizmente este ano não vou poder participar no nosso carnaval, facto que me deixa muito triste...

Mas concordo com a "pedoridense", pessoal, toca a sair a rua e a mostras que isto ainda se pode tornar num espetáculo inesquecivel...espero que seja um carnaval estupendo e que quem la for, acredito que todos neste blog que sim, que se divirtam muito!!

Anónimo disse...

Bem, espero que este ano o carnaval de pedorido seja realmente, interessante!!! é a unica actividade de jeito no concelho, apesar de so ter ido ai uma vez valeu a pena!!! Este ano gostava de ir ai mas encontro-me longe!!! divirtam-se e não deixem escapar esse unico ponto de refer~encia da vossa linda mas pobre terra:P

Divirtam-se com juizo!!


**muah**

P.S. K saudades dessa minha terra emprestada:P

Anónimo disse...

Maior parte dos comentários revelam uma perfeita falta de conhecimento quanto ao funcionamento do Grupo de Dinamização,subsidios,exploração do Bar do Choupal...
Já agora as eleições para o Grupo de Dinamização vão realizar-se, espero que todos aqueles que criticam sem conhecimento apareçam!!!Apresentem uma lista!!!Candidatem-se!!!Espero para ver!!!

Anónimo disse...

nao e assim k funciona pedoridense, primeiro a malta tem k saber o k ganha em troca e so depois e k concorre!!depois e so uma ajudinha dos"lobbys" pedoridenses(grupos de pressao,obrigado wikipedia), as eleicoes estao no papo!!!:)

Anónimo disse...

ZÉZÉ, GANHAS TRABALHO E DORES DE CABEÇA....
ABRAÇO!!!

Anónimo disse...

entao ja percebi porke e k nao ha listas!!!

Anónimo disse...

Há muita gente com teorias da conspiração em relacão ao GDCP... Onde vai o dinheiro? Será pra uma nova rede de trafico de droga sediada na lingueta? Será mesmo um plano maquiavélico pra destruir pedorido? Por favor: vamos pensar com a cabeça! o GDCP culturalmente é muito importante pra freguesia.E é uma falta de respeito questionar uma associação que(salvo erro)trabalha para a populaçaõ á 30 anos! Vamos fazer criticas construtivas e nao teorias da conspiração.

Anónimo disse...

Muito bem dito anonymous!!!

PEdorido disse...

Pera aí...

Essa de criticar só quando se conhece o funcionamento, etc não me entra muito bem na cabeça!

o direito à crítica é um direito consagrado na livre expressão, ou seja, a partir do momento que há liberdade para exprimir também há liberdade para criticar.
Uma coisa é inerente à outra, penso eu de que...

Concordo que se fez alguma crítica sem conhecimento de base, mas foi essa mesma crítica que permitiu a partilha do conhecimento, ou não?

Agora só porque a entidade X ou Y trabalha há N anos ou faz isto ou aquilo está acima da crítica?
Não me parece. Nem me parece que seja, de algum modo, falta de respeito.

O trabalho do GDCP já foi aqui louvado várias vezes. Mas pode ser melhorado. E é com esse intuito que aqui se iniciam as discussões.
É essa postura dogmática e acomodada que faz com que as coisas não mudem.

Não se critica o GDCP porque existe há 30 anos, não se critica o que se passou em Entre-os-Rios devido à memória dos mortos, enfim... por este andar não se pode criticar nada sem que os mais susceptíveis venham chorar que nem Madalenas!

Eu reservo-me ao direito de criticar e opinar sobre aquilo que bem quero e me apetece. Se estou certo ou errado, isso já é outra conversa.
As correcções são sempre bem vindas.

Não me peçam para criar "primas-donas".

Abraço.

Anónimo disse...

Pedorido: eu falei em relaçaõ a opinioes que questionavam onde tinha ido dinheiro dos subsidios e tal... nao compreendo como é que levaste isto a peito?tu como moderador ate tens sido impecavel... e sim: tambem acho que se deve criticar. mas sem ir imediatamente para teorias da conpiração! adorei a ideia de darmos todos um contributo a dizer o que podia dinamizar o carnaval!

PEdorido disse...

Caro Anónimo,

por favor não me interpretes mal!

Não levei nada a peito nem fiquei ofendido com nada!

A VOSSA participação no blog tem sido EXCEPCIONAL e acima de todas e melhores expectativas.

Foi só um desabafo. Extemporâneo, talvez, mas nada de pessoal!

Grande Abraço!

Anónimo disse...

mas as teorias da conspiracao tem sempre um fundo de verdade, o mulder tanto falou e investigou que acabou por descobrir que ela realmente existia!!uma coisa e certa, se o gdcp funciona bem ou mal eu nao sei, mas sei que o que e cada vez que se toca num ponto mais sensivel de pedorido, muitos se queixam sem se identificarem, escondendo-se assim nos"anonimos", e eu acho que se alguem se sente no direito de defender as cores ou do gdcp ou da junta, ao menos que se identifique como tal...

Anónimo disse...

Desculpa... também nao conheço nenhum orimleb em pedorido!

Anónimo disse...

claro que conheces, a nao ser que sejas ja de uma faixa etaria mais avancada....

Anónimo disse...

tenho 60 mas já a correr pros 50!

Anónimo disse...

existem criticas sem o devido conhecimento os acontecimentos porque ninguém nos esclarece dos mesmos.. depois se há um direito, além do direito á vida, fundamental é o da liberdade de expreção.. Também sou jovem, embora não esteja por cá muito tempo porque estudo, gostaria de saber como poderia participar para acabar com esta monotonia... alguém me pode esclarecer??

PEdorido disse...

Participar em que aspecto?

Para participares no blog só precisas de escrever e mandar vir...

Para outro tipo de participação, mais activa, o melhor será informares-te junto do GDCP.

Abraço.