Não sei ao certo quando começou esta tradição em Pedorido. Muito antes de eu nascer certamente.
Lembro-me de ser miúdo e de ver Pedorido repleto de pessoas de uma ponta à outra.
Do Alto da Póvoa até às Concas era uma mar impressionante de pessoas que quase se degladiavam para encontrar uma boa posição de modo a ver o derradeiro momento e apogeu da noite, a queima do defunto e lançamento do mesmo ao rio da Ponte Velha! Este ano vai ser na Ponte Nova... a tradição já não é o que era!
A leitura do responso é também um dos pontos altos da festa.
O responso é um conjunto de ditos (supostamente) engraçados dirigidos a indivíduos ou grupos, brincando com personalidades, situações ou factos que aconteceram durante o ano anterior.
Com frases que ficaram para a eternidade e esperado avidamente pela população todos os anos, tem vindo a caír, ano após ano, na vulgaridade às vezes com ditos ofensivos aos seus destinatários.
Mas é Carnaval e ninguém leva a mal...
Os mascarados não seguem regras, tendências ou estilos pré-definidos. É essa a magia do nosso carnaval! Cada um vai como bem quer e lhe apetece, sendo o objectivo final estar o menos reconhecível possível para assim poder fazer brincadeiras com pessoas conhecidas sem ser descoberto.
Mas como não há bela sem senão, o carnaval de Pedorido tem vindo a decrescer em qualidade assim como em número de visitantes e mascarados. Obviamente que estes dois factos estão intimamente interligados.
Falta de fundos, falta de disponibilidade e falta de muitos outros apoios condicionam a realização deste magnífico evento. Falta de vontade nunca e aqui fica um sincero Muito Obrigado a todos os que ano após ano têm mantido, melhor ou pior, esta tradição. O facto de ainda existir carnaval em Pedorido deve-se a estas pessoas, nomeadamente ao Grupo de Dinamização e Cultura de Pedorido assim como a população em geral que mesmo assim consegue organizar não um, não três, não quatro, mas sim dois fabulosos desfiles, um infantil no domingo anterior à terça-feira de carnaval e O desfile em si.
Adiante...
O que se pode fazer para melhorar o nosso carnaval?
Sugestão nº1: Acabem com aquele concerto deprimente no final da festa. Reencaminhem o dinheiro para outro tipo de animação (de rua, p.e.), invistam mais no concurso de mascarados.
Depois de assistir por 16 anos consecutivos aos Tekos, o suicídio em massa é um risco que deve ser encarado seriamente! Para bem da população!
Aqui fica o programa:
Domingo, 18 de Fevereiro14:00 :: Concentração no Eirado
14:30 :: Início do Desfile Eirado - Vale do Paço - Parque das Merendas
15:30 :: Concurso de Máscaras (prémios para 3 os primeiros classificados)
16:30 :: Lanche Convívio - Karaoke
Terça Feira, 20 de Fevereiro
21:00 :: Concentração na Póvoa
Leitura do responso
21:30 :: Saída do Entrudo
22:00 :: Concentração no Eirado
Leitura do responso
22:30 :: Concentração na Ponte Nova
Descida do
Morto23:00 :: Concentração no Parque das Merendas
Leitura do responso
Fogo de Artifício
Concurso de Máscaras (prémios para os 3 primeiros classificados)
- º prémio :: T0-1 c/ kitchenette, oferta da Urbanização das Concas (a construír).
- º prémio :: Emprego como recepcionista, oferta daFábrica de Confecções de Pedorido (a inaugurar).
- º prémio :: Sessão gratuita de um mês de manutenção corporal, oferta conjunta da Drogaria Buraco que gentilmente cede as ferramentas e Junta de Freguesia de Pedorido que gentilmente cede o espaço (Campo do Areínho).
23:30 :: Convívio (SEM TEKOS, POR FAVOR!!!)