segunda-feira, agosto 23, 2010

Desabafos de um Barco do Douro! ( Parte 3 )

... O facto de estarmos agora aqui atracado ou "amarrado", se quiserem, na Lingueta, não significa que tenhamos sido abatidos ou coisa parecida, para já!!!!!...... Nada disso, até porque temos um "dono", que é um termo pouco do nosso agrado, uma vez que apreciamos de verdade o termo de barqueiro e não é só pela terminologia ser a mais correcta, nada disso, mas por vir do antigo, das nossas origens, com que nos identificamos e de que temos uma enorme saudade, que nem será difícil de aceitar... Mas se essa aceitação for assim tão custosa, nós até perceberemos sem que a aceitemos, obviamente!... Julgamos conhecer as principais razões do que foi acontecendo ao longo dos tempos para estas bandas do Douro e não nos conformamos com a proporção a que as coisas chegaram e é nestes momentos, que são raros, quase únicos, que gostaríamos de ter uma espécie de boca com língua para poder "falar"mesmo de maneira diferente dos humanos, com quem não queríamos "pedir meças", nada disso, mas somente poder "trazer à baila", factos verídicos e passados com outros humanos, que connosco lutaram lado a lado e que deram quase uma vida inteira pelo seu rio, e, não estou só a lembrar-me de barqueiros e pescadores anónimos, que ora eram uma coisa, para logo de seguida serem a outra, sem esquecer os pequenos lavradores ou simples caseiros, que sobreviviam com o muito pouco que retiravam das terras que nem eram deles, sujeitando-se anos a fio sem um queixume e recorrendo sazonalmente aos rios, para deles receber a parte que as terras não conseguiam dar!
Lá porque somos um barco, não perdemos a sensibilidade e achamos que não favorece a sociedade actual e futuras, este corte quase radical com o passado, que será a consequência de falhas graves e culturais, que já virão de trás, em que as responsabilidades serão de todos, mas que deverão ser repartidas de forma desigual, cabendo aos mais responsáveis as maiores culpas, porque é muito feio tentar arranjar desculpas, como é timbre neste território que tem o rio Douro e o Arda com as suas pontes, que nós adoramos!... (CONTINUA)

UM POVO SEM MEMÓRIA É UM POVO SEM RUMO!

5 comentários:

Anónimo disse...

peço desculpa pelo comentário, mas isto começa a tornar-se um pouco monotono e "chato"... os posts estao bem feitos e escritos, mas de certa forma, nao tem nada haver com a "linha editorial", (so pra tentar explicar) seguida neste blog! repito, admiro a forma como os textos estao e sao escritos, mas penso q ficariam melhor num blog amigo, ate porque quer se queira quer nao, desvirtua um bocado a coisa!
ao aoutor dos textos, peço-lhe que nao me leve a mal, nem me interprete de forma errada, acho sem duvida interessantes os textos, mas nao deixo de achar que nao se enquadram "na coisa"..

um abraço a todos os pedoridenses

Anónimo disse...

Nada HAVER?

Meu menino onde aprendeste a escrever?

Quanto aos posts acho que se enquadram perfeitamente no blog. Uma vez que estes estão relacionados com Pedorido.

Valdemar Marinheiro disse...

Não tenho nem vou ter interesse algum em responder a quem mantém anonimato.
Mas porque esse comentário é de tal forma injusto e cruel que merece o autor saber que quem escreve e tem a capacidade de o fazer é-lhe exigido um minímo de respeito. Não há bons nem maus escritores. há escritores.
Então em que ficamos nem é carne nem é peixe.
Sinceramente quando é pedido a alguém para colaborar e esse alguém o faz desinteressadamente merece e deve ter outro tratamento.
Estou convicto que quem convidou o autor a colaborar no Blogue não poderá concordar com o que foi dito pelo tal anónimo.
Estou à vontade para afirmar o que afirma porque nos meus blogues tem imensos amigos e nunca lhe impus condições. As opiniões expressas nada tem de obrigotoriedade de irem ao encontro das minhas paixões ou convicções.
Peço desculpa ao Autor dos Textos mas teria de dizer o que me vai na alma.
Muita força Amigo e Companheiro.
Peço desculpa a todos os leitores do blogue pelo qual tenho respeito e admiração.
Continuem que PEdorido precisa de todos.

Anónimo disse...

opiniões são opiniões e não passam disso mesmo!!! eu não ofendi ninguem, pelo contrário, dei a minha simples opinião! se sobre o anonimato ou não, isso não interessa, é a minha opinião e ponto.
Repito, os textos estão bem escritos, com conteúdo, mas para quem conhece o blog de há muito tempo e se "quiser dar ao trabalho" de ver o que "é" PEdorido, como se "auto-intitula" não pode, entre aspas achar este meu comentario descabido! Sr. Valdemar ja visitei os seus blogs bem como os do colaborador mais recente, não tenho nada contra ninguem nem quanto a forma de escrita, mas mantenho a opinião de que não se enquadram aqui! E não estou a ofender ninguem, é so a minha opinião!

Abraço a todos os pedoridenses

Valdemar Marinheiro disse...

A Gente não faz amigos , reconhece-os.
Eu poderia, suportar embora não sem dor,que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos.
Vem isto a propósito que sabendo e como na última públicação é dito quantos minutos esperou para tentar que uma palavra ocorresse sem o conseguir.
Todos são pucos para tentarem contribuir para que as nossas pitorescas aldeias e suas gentes numa simples leitura ela possa contribuir para se libertarem desse penante isolamento.
Quem escreve e quando o faz sem fins lucrativos ou procurando protagonismos, por vezes quando se começa, uma simple palavra de desmotivação pode ser fatal, mesmo nem eu admito que tenha havido da sua parte qualquer propósito nesse sentido. Longe de mim tal pensamento.
Muita força e os meus votos sinceros para que o vosso/nosso blogue tenha muita força e seja uma preciosa ajuda para as nossas gentes.
Um abraço para todos os Pedoridenses e gentes da freguesias circunvizinhas das duas margens: locais que eu adoro e frequento assiduamente.