domingo, junho 13, 2010

Um pouco de parvoice

Sopas!
Mais uma festa de santo António passada e o que se sente no ar é aquele típico cheiro de Pedorido, principalmente aquele cheiro mais típico da zona do Souto.
Talvez não seja a forma mais agradável de começar, reconheço isso, mas encontro-me num estado de indignação muito grande.
Devo admitir que não fiz os trabalhos de casa e não sei mesmo como correu a festa, por isso conto com a vossa ajuda para me relatarem os podres e as coisas boas daqueles três dias, façam o favor de me informar.
Voltando ao meu estado de indignação o que me irritou mesmo na nossa festança foram os foguetes, aqueles largados após a procissão.
Estava eu no sossego do meu quarto quando ouço um barulho infernal. Nos primeiros dois minutos pensei para mim «que aborrecimento o meu vizinho jantou outro vez feijoada» mas depois lá percebi do que se tratava! Aquilo os primeiros 300 ainda se aguentam mas os restantes…. Parecendo que não começa a ser aborrecido! Aquilo não é mais que pum pum pum e canas por todo lado!
É demais… Senhores e senhoras da comissão de festas pensem nos passarinhos que estavam a incomodar, pensem na poluição, pensem no dinheiro gasto, mas, principalmente, pensem no fator principal… pensem em mim! Este degradante espetáculo ocorre por volta do meio-dia, a essa hora estou eu ainda a repousar, estou a meio da minha meditação e parecendo que não acordar com pum pum pum e estar sozinho na cama ainda incomoda.
Esta lamentável barulheira assemelha-se em tudo ao guião usado pelo David Rê para cravar cigarros. Parece ser só um, só um, ó sôr é só um! Mas nunca é só um, tal como os foguetes quanto finalmente parecia o ultimo lá apareciam mais cinco ou seis seguidos.
Vá, não digo que devam acabar com os foguetes, não… mas, a sério, ao fim de uns dois minutos as pessoas já perceberam a ideia…
Comprem só um terço dos foguetes que parecendo que não até sai mais barato e o resto do dinheiro quem sabe para a próxima festa possa fazer jeito, ou então, aproveito e deixo aqui uma sugestão, com o dinheiro que sobra, podiam vir aqui reparar a luz da minha rua. Não nego a beleza de um poste de eletricidade mesmo inoperacional mas as vezes penso «isto era capaz de ser bem mais espetacular se desse luz» e se calhar ate podia ser mais útil que uns largos minutos de pólvora a rebentar.
Se amanha acordar e me aparecerem uns senhores da comissão de festas a mudarem a tal lâmpada que está a largos meses fundida serei mais que um homem feliz, serei um homem realizado! Talvez tenha mais sorte que estar a espera do pessoal da EDP...

23 comentários:

Betuxo disse...

Boas!
Nesse aspecto concordo plenamente contigo, é que nao axo piada nenhuma mesmo àquele pum pum pum... Mas faz parte da tradição gastar o pouco dinheiro da festa nesse genero de foguetes( festa que diga-se que cada vez está mais pobre infelizmente)... Os "mais velhos" gostam desse barulho irritante... Mas preparem-se que daqui a uns dias vamos ouvir de novo, mas lançados do outro lado do rio Douro e com um jeitinho com mais intensidade do que em Pedorido... Sempre ouvi dizer que há uma certa rivalidade entre as duas freguesias nesse aspecto(ou então são rivalidades criadas na cabeça de alguns Pedoridenses)... Quanto ao poste, o melhor e comprares uma lampada e trocares tu, porque se estiveres a espera bem que desesperas!;)

MadMike disse...

Boas, também sempre ouvi falar dessa rivalidade entre Pedorido e Rio Mau no que diz respeito ao foguetedo. mas diga-se de passagem que é a coisa mais estúpida que se pode ter como rivalidade. Não estou bem ciente dos euros que são gastos em foguetes nas duas freguesias por esta altura do ano, mas ou muito me engano ou certamente as que as verbas gastas dos dois lados chegariam para manter a barca a funcionar durante um ano. Estou mais do que convicto que seria um acto que agradaria a muito mais pessoas do que os pum pum pum.

PEdorido disse...

Festa sem foguetes não é festa que se preze!

JVD disse...

Também sempre ouvi falar nessa rivalidade entre estas duas grandes potencias.
Mas deixando a ironia um pouco de lado, acho que haviam mil coisas melhores onde gastar o dinheiro, e, volto a dizer, não concordo que devam acabar os foguetes, mas não seria má ideia reduzir uma boa quantidade deles.
E falo daqueles foguetes pum pum pum e mais nada :)

Betuxo disse...

Sim, tambem nao estou a dizer para acabarem com os foguetes, mas poderiam reduzir um bocado, e acreditem que nao sao assim tao baratos!

zeze disse...

Algum de vocês se lembra daquela vez que explodiu o fogo todo de Rio Mau?
Parecia uma bomba...

MadMike disse...

Eu lembro perfeitamente e assisti ao vivo e a cores do outro lado do rio. estava em cima da minha garagem que como qualquer comum mortal sabe fica numa linha de vista muito privilegiada com o local onde lançavam o foguetame. Agora lançam ou pouco mais acima, salvo erro junto dos coretos.

Betuxo disse...

Lembro-me vagamente, nao rebentou com alguns carros? Ou então tou a confundir... Ja la vao uns aninhos largos tambem, e ainda era puto axo eu...

Wrld.Antidot disse...

Biba, Boa Noite, `tou Bibo!

saudo esta entrada, esta aquisição.
Aproveito para te dizer que, na primeira oportunidade, me vais assinar o exemplar do teu livro que com tanto interesse e boa vontade adquiri e que, após leitura aprofundada, tão positiva impressão sobre as tuas capacidades literárias me ficaram no local mais recôndito da minha consciência.
Abraço,força positiva e coragem (se conheces o historial completo do PEdorido, bem vais precisar!) JVD...
PEdorido, és o maior, és o Florentino Peres de Pedorido,...após haveres garantido a maioria (senão a totalidade)das acções do domino pedorido.com, conseguiste ainda enquadrar uma das maiores promessas da juventude pedoridense!!! Se conseguires ir buscar o Luis Miguel "Capitão", nada NOS parará!.
Quanto à da estátua dos mineiros, vem aí a fase das férias, aconselho uma visita individual, em grupo de amigos ou em família à nossa terrinha e, nada como ver e sentir Pedorido pelo próprios olhos.
Na volta, era só um teste de quem não conhece o JVD, para ver se ele sabe do que vai falar quando falar livre e espontaneamente (como deve ser a linguagem dos artistas) sobre a terra em que nasceu, vive, cresce e que, eu sei, tanto adora, respeita e acredita no verdadeiro potencial de desenvolvimento....
Confusão!?, Não, apenas para quem não me conhece e não sabe ler as virgulas...
Um abraço a todos os bons pedoridenses, os outros que se f....

Anónimo disse...

Frases como :
" Os "mais velhos" gostam desse barulho irritante... "

" Sempre ouvi dizer que há uma certa rivalidade entre as duas freguesias nesse aspecto(ou então são rivalidades criadas na cabeça de alguns Pedoridenses)... "

"também sempre ouvi falar dessa rivalidade entre Pedorido e Rio Mau no que diz respeito ao foguetedo. mas diga-se de passagem que é a coisa mais estúpida que se pode ter como rivalidade "

"Não estou bem ciente dos euros que são gastos em foguetes nas duas freguesias por esta altura do ano, mas ou muito me engano ou certamente as que as verbas gastas dos dois lados chegariam para manter a barca a funcionar durante um ano ",

é que dizem aquilo que hoje somos, povo sem tradição, sem valores ainda que sejam discutiveis.
Também podiam organizar uma comissão e trabalharem de várias maneiras para substituirem a Junta, Camara e Governo na resolução dos problemas de transporte (travessia do rio com barca), luz (comprando e instalando lampadas nos postes, utilizando o restante tempo de ócio para trablhar para a comunidade..., etc...

E parafraseando o Wrld.Antidot :
um sentido, Um abraço a todos os bons pedoridenses, os outros que se f....

cumprimentos

PEdorido disse...

O problema não é das Juntas ou Câmaras.
É das pessoas que as dirigem.

Já agora, era o que faltava, o povo criar comissões para fazer o trabalho dos autarcas!!
Então pagamos impostos, cada vez mais altos, e ainda vamos fazer o trabalho deles??

A mudança/exemplo tem que vir de cima, não de baixo.

Enquanto existirem presidentes de câmara que roubam, mentem e falsificam, presidentes de junta que não fazem a ponta dum corno, ministros lobbyistas e primeiros-ministros mentirosos, não vão existir "comissões" que nos valham.

E ainda por cima são reeleitos...

PS: Bem vindo wrld.antidot! ;)

Anónimo disse...

PEdorido, tens razão mas também devias dizer aos outros que as comissões de festas não foram criadas para substituir as Juntas e Camaras.
Cumprimentos

JVD disse...

Boas, devo dizer que estou contente de verificar que o povo está a comentar e a discutir saudavelmente o tópico, é isso que se quer.
, seria ridículo andar o Zé-povinho a fazer o trabalho da câmara ou da junta de freguesia mas já não deve faltar muito para isso :).
Outra coisa, é preciso saber ler um texto não só "juntar as letras"... É lógico que quando falo na iluminação estou a usar a ironia claro que não espero que o venham fazer. Fica o esclarecimento para quem não entendeu.

Wrld.Antidot, obrigado pelas palavras, ficaram gravadas, até foi tão gentil que sinto não o merecer :). Um abraço

Anónimo disse...

Não falem de foguetório porque a hora é de luto e de profunda tristeza.
Que pena a nossa EScola EB 2/3 do Couto Mineiro ir fechar.
Na semana passada o Presidente da Camara foi informado dessa decisão do Governo numa reunião que teve na DREN com o Secretário de Estado da Educação.
Esta semana foi a Professora Conceição convidada para presidir ao super agrupamento com sede em Sobrado, na Secundária.
A Rádio Paivense já anunciou...
2010 é o princípio do fim do Couto Mineiro.
Foi a Ilpe e a GLOVAR que encerram portas.
Ficamos sem médico em Oliveira deo Arda
Perdemos o Presidente da JUnta da Raiva que foi para a Câmara.
A variante à EN 222 não sai de Lavagueiras
Não temos nenhuma voz que nos defenda no Couto MIneiro
O Artur Sousa e o Pres JF da Raiva sao boas pessoas mas não passam disso.
Quem nos pode ajudar ?
Professor Conceição faça ouvir a sua voz. Não deixe fechar esta EB 2/3 que nem 10 anos tem.
Não se venda por um lugar superior, nós merecemos que nos ajude.
António Moreira - Oliveira do Arda

Anónimo disse...

É verdade que o terreno POVOA 2 foi cedido ao Moto Club Paivense de Sobrado, por 10 anos ?
E o cemitério?
e a piscina com projecto na Camara ?
e a construção de casas.
O antónio da Raiva quer a piscina em Oliveira do Arda e o Gonçalo já lhe prometeu.
Se a Escola fechar fala-se que o Governo vai compensar a camara com apiscina em Oliveira do Arda
Fomos enganados.
Américo - Póvoa

PEdorido disse...

Compensar o fecho de uma escola com uma piscina é de mestre!

Bem que podiam ter construído uma pista de atletismo para compensar o fecho das Minas do Pejão!

Betuxo disse...

Boas!
Em primeiro queria esclarecer alguns mal entendidos que se criaram com os meus comentários...
Quando disse que poderiam reduzir os verbas gastas nos foguetes, não estava a sugerir que ajudassem a junta ou coisas do género... Poderiam sim gastar em outras coisas da festa mais "utéis" ou digamos mais estéticas tanto a nível auditivo como visual, tipo fogo de artificio, porque segundo ouvi dizer foi um bocado "pobre", nem divertimentos teve... Mas também é compreensível pois a crise está para todos!
Em relação a piscina, essa é nova para mim, mas pronto já começo a ficar habituado, tudo o que tem projecto para Pedorido acaba por ir parar ao lado...Enfim... Se votam no PSD não fazem nada, se votam no PS nada fazem...
Por isso é que sempre disse que um dia vou ser presidente deste freguesia e aí sim vamos ver quem manda!:) LOL

PEdorido disse...

Betuxo, aqui ninguém tem que ficar incomodado com o que quer que seja!

Quem ficar, azar! A vida não é justa!

Continua a participar e a expressar-te como quiseres! ;)

zeze disse...

Vao fechar a escola de Oliveira?!
Ainda da para enterrar mais a nossa terra...uma escola tão recente?
E qual e o motivo para a fechar?

PEdorido disse...

Mas é preciso motivo? :D

Anónimo disse...

a escola não vai fechar! em vez de existirem dois concelhos executivos com duas direções, passa a existir um só agrupamento! qual e o escândalo? então não vem a fechar escolas ao longo dos anos?! esta na vai fechar, seria um escândalo, passa é a existir um só agrupamento, nada demais, sem motivos para alarme, na minha óptica! até me ponho a pensar, se estamos em crise e contenção há que tomar as medidas necessárias!!!

Saseiro disse...

Amigos!... é a primeira vez que escrevo sobre Pedorido... Achei o vosso site interessante. Acontece de desde muito novo passo férias em Pédorido. Os meus antepassados eram de lá e por isso me sinto muito ligado a essa linda terra. Acontece que olhando para a situação actual de Pedorido, nomeadamente a sua zona ribeirinha, dói-me ver principalmente no Verão a forma como as pessoas tratam a paisagem e a sua postura principalmente nas concas. As concas era um local antes aprazível (sou do tempo em que não existia a barragem)e onde jogava à bola no meu tempo de criança. Hoje, é palco de famílias fazendo daquilo uma ilha e ainda po r cima com campismo selvagem mesmo em cima da água. Já era tempo de se construir um parque de campismo ainda que pequeno que fôsse... Mas Pedorido será sempre esquecido pela autarquia, enfim, terra de segunda categoria...
Para terminar, peço: "deixem Pedorido em paz" forasteiros...

Saseiro disse...

Amigos!... é a primeira vez que escrevo sobre Pedorido... Achei o vosso site interessante. Acontece de desde muito novo passo férias em Pédorido. Os meus antepassados eram de lá e por isso me sinto muito ligado a essa linda terra. Acontece que olhando para a situação actual de Pedorido, nomeadamente a sua zona ribeirinha, dói-me ver principalmente no Verão a forma como as pessoas tratam a paisagem e a sua postura principalmente nas concas. As concas era um local antes aprazível (sou do tempo em que não existia a barragem)e onde jogava à bola no meu tempo de criança. Hoje, é palco de famílias fazendo daquilo uma ilha e ainda po r cima com campismo selvagem mesmo em cima da água. Já era tempo de se construir um parque de campismo ainda que pequeno que fôsse... Mas Pedorido será sempre esquecido pela autarquia, enfim, terra de segunda categoria...
Para terminar, peço: "deixem Pedorido em paz" forasteiros...