terça-feira, junho 22, 2010

As Memórias e as Diferenças!...

Cremos acreditar, que os Pedoridenses reconhecem ao lugar das Concas como que aquele espaço que é único e exclusivo, que nenhum outro lugar consegue suplantar no resto da aldeia, e, muito dificilmente o cenário irá mudar no futuro, porque ali, a Natureza tem tudo para desiquilibrar a seu favor, desde logo, porque os rios Douro e Arda ali se vão encontrar e esta coincidência faz toda a diferença que os humanos acabam sempre por valorizar mais, porque os rios e as suas águas têm atributos vários e que vão ao encontro dos seus interesses, seja na pesca, ou no lazer, que no Verão ganha a importância maior, quando as temperaturas ambientais sobem e encontram nestes volumes líquidos um antídoto eficaz!...

Mas, quando citamos os meses mais quentes do ano e se nos lembrarmos de Pedorido, há três coisas que associamos no imediato:- O rio Douro, o rio Arda e o lugar das Concas, com todo o seu esplendoroso arvoredo que quase penetra pelas águas destes maravilhosos rios... Se connosco sucede sempre assim, somos levados a acreditar que com os conterrâneos sucederá o mesmo, ou andará muito por aí, mais coisa menos coisa... A seguir e se não partirmos para novas ideias, vamos seguir numas outras viagens ao passado, em que mais uma vez os rios, sempre os mesmos rios, de outros tempos, é certo, mas por isso mesmo mais belos, queremos acreditar nisso, sem ter o propósito do contra, mas pela ligação forte ao que eram as envolvências físicas de uma época difícil e sobretudo diferente, muito diferente, em que nos era ensinado só o essencial para aquele tempo e que passava sempre e acima de tudo pela sobrevivência e para a continuidade!...

Reparem nesta diferença abismal: - Há cerca de sessenta anos...

( CONTINUA )

4 comentários:

Anónimo disse...

Realmente é impossível ficar indiferente à beleza natural que o Rio Arda e o Rio Douro conferem à nossa querida terra.
No entanto, é uma pena a passividade/indiferença da maioria dos pedoridenses, bem como a dos Presidentes da CMCP e das JF da Raiva e de Pedorido face às descargas efectuadas no Rio Arda há já alguns anos.
Sou apenas um leigo na matéria, mas será que os fundos europeus de desenvolvimento regional associados a um investimentozito municipal não resolveriam o problema? Tudo bem que o endividamento municipal é enorme, mas essa dívida não provém certamente de investimentos em Pedorido. E já que as sequelas da crise da dívida pública também atingem Pedorido por uma questão de justiça social, era justo também termos um mínimo do retorno para Pedorido do que pagamos em impostos.

JVD disse...

Pedorido é um sitio rico em paisagens em beleza e também rico pelos habitantes que tem.
Em dinheirinho é que já não é tanto :)

Valdemar Marinheiro disse...

Muito me sensibilizou a vossa disponibilidade e dar o privilégio e me referênciar para se possivel comentar.
Primeiro aproveito para felicitar-vos, depois o mesmo ao Amigo Pikó pessoa que escreve pela sua cabeça e com uma capacidade a cima da média, de acordo com a minha linha de interpretação.
Terei imensa honra sempre que me pareça que possa contribuir.
Certamente saberão que nos meus Blogues tenho muitas fotografias onde está Pedorido, o Douro e as Freguesias circunvizinhas.
Vou mencionar o vosso Blogue em alguns dos meus.
Pedorido é um local que me diz muito e pelo qual passo de 15 em 15 dias.
Muitas felicidades e um abraço a partir daqui do recanto de Cancelos/Sebolido.
Muita força

PEdorido disse...

Obrigado Valdemar.

Será sempre bem vindo.

Abraço.