terça-feira, dezembro 12, 2006

Lingueta

Continuando a nossa saga de prestar bom serviço público, decidimos extender as nossas competências além da simples enumeração de personagens, passando a ter também a simples enumeração de lugares.

Comecemos então pelo fundo do poço falando da ovelha negra dos lugares pedoridenses, o lugar non-grato da terra, a Lingueta.

E porquê entrar logo de chancas? Porque sim! Porque é bonito, porque intimida, porque marca posição e, acima de tudo, porque "entrar de chancas" é uma expressão digna de figurar no mais prestigiado blog da net. Pois aqui está!

A Lingueta foi desde sempre um lugar conotado com práticas cuja índole atentava, de certo modo, à moral e bons costumes de tão refinada e mais que seleccionada, qual arroz Cigala, população pedoridense.
Para além disso é um local onde desaguam esgotos e, por vezes, se limpam vísceras de animais, entre outras práticas menos, digamos, higiénicas. Ah, e de vez em quando ancoram lá animais mortos trazidos pela corrente do rio.

Partindo desta descrição como ponto de partida, a coisa não parece muito animadora para começar a mostrar os mais carismáticos lugares pedoridenses. Mas, como escrito três parágrafos acima, dissemos que ia-mos entrar de chancas, logo a entrada avassaladora que vos proporcionamos.

Mas na Lingueta nem tudo é mau. Há que admitir que em dadas alturas do ano é um lugar extremamente agradável, sendo até procurado frequentemente por pescadores como lugar de eleição.

Mas há quem ache a Lingueta agradável o ano inteiro. Com chuva, sol, neve, trovoada ou furacões a Lingueta é, provavelmente, o lugar pedoridense mais concorrido.

Desde sempre que a Lingueta foi ponto de encontro e reunião entre jovens. Agradáveis momentos se lá passaram entre jovens trocando ideias e conversas durante dias a fio. Mas a mente maliciosa e maldosa da população assim não o entendeu e assim se deu início à Nova-Inquisição levada a cabo, maioritariamente pela classe vulgarmente conhecida como Bufos ou Chibos. Jovens perseguidos e queimados vivos nas fogueiras eram práticas correntes em Pedorido do século passado. Pareciam tempos medievais!

Voltando ao presente desde rusgas policiais, com direito a armas apontadas, qual drama de faca e alguidar, a carros mal travados que acabaram dentro do rio com direito a reboque do ilustríssimo Justino e muitos uivos do Pepito, a Lingueta tem de tudo.

Se visitar Pedorido, não perca a hipótese de visitar também um dos mais emblemáticos lugares da freguesia.
Se não visitar Pedorido, perca a hipótese de visitar também um dos mais emblemáticos lugares da freguesia.
Se fôr de Pedorido e nunca tenha ido à Lingueta, então não vá que agora faz frio e o pessoal não curte assim muito estranhos a meio da noite. Vai pró ano. De verão. E aproveita e faz um pic-nic com a canalha no Parque das Merendas (por baixo do cemitério). Tenha cuidado para elas não caírem ao rio e não as deixe ir para a estrada, porque o Zé Gato costuma lá passar e... nunca se sabe!
Se fôr de Pedorido e já tiver ido à Lingueta, então fixe para si. Se souber de alguma história conte que a malta agradece.

18 comentários:

Anónimo disse...

Ora ai está mais um post belissimo...
Há k falar das grandes competições de aeronaves telecomandadas k se fazem na lingueta...
Lindo... É a segunda casa do Tony Pio...

Jerónimus disse...

E quando vão para lá jovens casais, digamos, trocar carícias e de repente um enorme uivo se ouve vindo das partes mais escondidas e negras da Lingueta...

"Ai amor, o que foi isto???!!"

"Não te preocupes, é só o Pepito a contar uma piada ao Pio..."

PEdorido disse...

Ah sim! E quanto chichi não terá corrido nas camas dos petizes pedoridenses à custa destes uivos? Ou quantos coitos foram efectivamente interrompidos à custa dos mesmos?

A Lingueta é um poço de histórias, aventuras e desventuras.

O que seria de Pedorido sem uma Lingueta.

Mais, acho que cada freguesia, vila, cidade devia ter a sua Lingueta. Por lei!

DariusPintus disse...

Leia-se "Lin-Gu-eta" e não Lingueta porque quando chegarem os turistas e pergutarem pela Lingueta, aos nossos nobres e mui honrados conterrâneos, estes, não saberão dar a indicação com precisão.

Anónimo disse...

a minha historia comeca como muitas outras, era uma vez... bom, era uma vez um gajo k foi a lingueta procurar o seu amigo para mais uma maratona de CM, o gajo chega a lingueta e depara-se com os amigos com uma cara estranha, mas como era normal sempre k se avistava um vulto no escuro o gajo nao estranhoue eis que tem a ideia brilhante de assustar os amigos , qual PJ pede a identificacao...ficou sem resposta, entao alguem liga uma luz directamente aos olhos do gajo e diz: olha um esperto, entao mostra tu a tua, o gajo ficou gelado, era mesmo a bofia, sem saber o k fazer mostrou-se forte e pediu a identificacao ao desconhecido confirmando-se ser mesmo bofia, ficou tudo calado enquanto o bofia identificava toda a gente...mas o melhor ainda estava para vir, chega mais um vulto e kem era???o Pe De Agua, k entrando logo de chancas perguntou directamente pelo Toze(k coitado nem sabia o k fazer, enfiar-se num buraco talvez...), e comecou a desenrolar conversa com o bofia sem saber kem ele era, quando o homem disse kem era , o pe de agua diz: a gente nao faz mal a ninguem so vem aki fumar umas ganzas para descontrair... a minha historia ainda podia ir mais alem, mas ja era do foro judicial o qual deixo para mim, fica uma historia engracada de alguem k tem saudades da terra e dos amigos!! :)

Anónimo disse...

Anonymous... claro que isto foi um caso unico e completamente isolado... a Lingueta sempre foi um local de recreação cultural e mental...

PEdorido disse...

"Hiiii... ò Sr. Agente, eu já dei nas merdas, mas agora juro que tou limpo! Já há 5 anos que não toco em nada! Limpinho! Olhe sou casado e tenho uma filha pequena, quer ver as fotos?"

De ressalvar que todo este testamento foi dito pelo Pé de Água sem que o bófia lhe tivesse perguntado o que quer que fosse! :P

PEdorido disse...

Para não dizer que a primeira coisa que o Pé d'Agua disse ao bofia, sem o conhecer de lada algum foi: "Então? Faz esse!"...

Jerónimus disse...

AHAHAHAHAH!!!! Essa é bem capaz de ser uma das histórias mais caricatas da Lingueta e da freguesia!!!

PEdorido disse...

Pessoal! Apelo urgente!

Querem lá ver que me fui esquecer de pôr fotos da nossa bela Lingueta no post?
Pior ainda, não tenho em minha posse fotos da Lingueta!

Por isso aqui deixo o apelo para me enviarem, caso tenham, fotos para pedorido@gmail.com.

Imperdoável este erro!
As nossas desculpas e a garantia que já nos estamos a molestar e sodomizar fisicamente para nos purgarmos do mesmo!

Muchas gracias!

Anónimo disse...

Vou tentar tratar disso ainda este fim de semana pedorido...
A nossa linda lingueta vai ter o que é seu por direito...

PEdorido disse...

Mai nada!

PEdorido disse...

Uma das histórias boas da Lingueta é a daquele gajo que lá foi lavar o carro e esqueceu-se de o travar e ele só parou dentro de água!

Otário!

Anónimo disse...

velhos tempos que era o nosso sítio de banhos , e nao só!!! mas ainda esta lá!!!! para as curvas!!toca a louvar a lingueta. sitio de muitas coisas......

Anónimo disse...

gostari de fazer uma pequena correçao uma das vezes que um carro foi rebocado foi pelo ilustricimo ti joao sem mais comentarios obrigado;D

Anónimo disse...

ou entao o outro que tb la foi la lavar o carro e com o limo que e caracteristica em algumas epocas do ano ficou com o seu veiculo dependurado e com uma roda a beijar essas aguas limpidas do douro

PEdorido disse...

Se não fosse o benemérito do Justino a esta hora ainda lá estava.

Penso que essa pessoa, mesmo por caminhos travessos, tinha relação com a tua família, não? ;)

Anónimo disse...

o problema da lingueta é como o de s. domingos... enquanto são os da terra a utilizar menos mal. mas depois vêm os gajos de fora... principalmente gringos de paiva que só transmitem má onda!