quarta-feira, janeiro 31, 2007

Praia dos Tesos

Praia dos Tesos... ora aqui está um belo nome para se dar a uma praia!
Porquê?
Tesos porque seriam os seus frequentadores pessoas de poucas posses?
Tesos porque seriam os seus frequentadores pessoas que caminhavam de espinha direita?
Tesos porque seriam os seus frequentadores pessoas que exibiam o apêndice reprodutor regularmente levantado?
Ou simplesmente porque alguém se lembrou de dar este nome parvo, a moda pegou e até hoje assim se chama?

A questão fica para quem souber a resposta. Quem não souber passe esta parte à frente e não a leia.

A Praia dos Tesos situa-se no Choupal no ribeirinho lugar das Concas.
Esta praia existe nos moldes actuais desde a construção da barragem de Crestuma/Lever e consequente subida do nível do Rio Douro. Tem o seu quê de artificial mas não deixa de ser um lugar bastante agradável.
Isto fora da época de campismo selvagem. Na altura referida é difícil circular pela praia sem tropeçar num fio eléctrico duma puxada qualquer para alimentar um frigorífico ou micro-ondas.

De verão é um lugar muito concorrido. O facto de possuir um bar também ajuda. A "Bodeguita" ou Bar do Choupal é mais um lugar carismático de Pedorido.
A praia de Pedorido possui (de vez em quando) nadador-salvador/vigilante/primeiro-socorro. Isto quando a própria população não se vira contra o referido indivíduo, insurgindo-se que estão na própria terra (o que é um facto!) e que o mesmo só procura protagonismo.
São os mesmos que se insurgem quando um artista qualquer faz habilidades com as motas de água (ou de terra) junto aos nadadores e não há ninguém para prevenir este tipo de situações.

Acho que se podia apostar mais neste belo lugar de Pedorido e aproveitar as potencialidades da área circundante de modo a tornar o sítio mais agradável.
Proporcional melhores condições aos banhistas, visitantes e campistas (fazer a manutenção do WC com maior frequência, p.e.), Repugnar e proibir qualquer tipo de campismo abusivo como o que se pratica actualmente.
Delimitar zonas de merendas (com os respectivos caixotes do lixo!!) e de campismo...

Ficam as sugestões e o mote dado para mais estórias e ideias acerca da Praia dos Tesos.




Imagens retiradas de Sapo Fotos.

10 comentários:

Anónimo disse...

É vergonhoso o que se permite fazer neste local !
É campismo em cima da praia (da areia mesmo !), é geradores a perturbar o som da natureza, são cães a fazer as suas necessidades na areia, é gente da terra a tomar banho (de champô a lavar a cabeça !) no rio...enfim e etc...
TUDO é permitido, mas os "responsáveis" de Pedorido só se preocupam em mudar o brasão ! É a mentalidade tacanha no poder...

Jerónimus disse...

Ora bem!

Finalmente um post sobre esse grande sítio que é a praia dos tesos!! Para mim um local de muitas e boas recordações e sempre que posso, no verão, lá estarei para garantir mais algumas!!!

Pelo que sei, o nome advém do facto da praia ser parte integrante dos terrenos da antiga Quinta dos Tesos, que começa algures pelos lados do jardim de infancia/casa de ensaio... mais não sei...

De facto, todos os anos pelo verão, este belo local é quase que sodomizado por turistas e por alguns da zona, infelizmente sem que qualquer medida se tome... não que tenha algo contra os turistas, pois estes são um marco importante e é sempre bom e agradável receber gente que não é de cá... Apenas gostavamos que tivessem um pouco de respeito pela zona e pelas outras pessoas, pois por vezes chegam lá algumas pessoas e fazem da praia quase uma casa particular, ficam com o espaço todo e quando vão embora fica tudo sujo... enfim...
Mas como podem as pessoas de fora preocupar com o local se os próprios responsáveis não o fazem? Se eles não dão exemplo, nada feito! Na altura em que o Barbosa era o presidente, confrontei-o com esta situação, ao que ele me respondeu que "Se começar-mos a pressionar muito os turistas, eles não vão gostar e depois não aparecem mais aqui, e depois não investem aqui na zona..." ...

Dinheiro, hein? No comments...

Mas nem tudo é mau, e posso dizer que a praia é um local e muitas aventuras e de tipos com o seu instrumento reprodutor em pé... local onde foi feito o tão aclamado "Geratrix" e muitas outras curtas metragens; local onde ha sempre animação e boa disposição, desde que estejam la as pessoas certas,que seja de dia ou de noite; local onde se praticam acrobacias perigosas ese racham cabeças aos amigos...(sorry guilhas)

Hehe!

Em suma, apesar de todos os problemas, a Praia dos Tesos é um dos melhores locais para se estar em Pedorido, e portanto convido a todos os que lêem este blog e não são de cá a visitar este local!

You have my word!

Diogo Soares disse...

Bem.. este blog engraçado pôs o nome "Manduca" que lindo!!!

Mas passando à frente... (culpa do Zelão)

Esta praia agora está um autentico lamaçal... eu vou arranjar umas fotos e depois entro em contacto com o admin deste blog...

Mas dos Tesos porque...
Não há €;
As pessoas só de verem uma chavala de 7/8 anos nua porque na inconsciência dos pais, ficam (os homens,rapazes,putos etc.....alguns mais...) com ela tesa;
E entre muitos outras coisas como o lixo que todos fazem na praia... Mas claro... eu tenho muitas boas recordações daquele lugar porcalhão..(é como lhe chamo agora...)
Aquele lugar à noite tem histórias e histórias... loool

****

Podiam por alcatrão lá, mas não... deixam aquilo com buracos e poças de meio metro de largura... uma alegria...mas não chega ao verão e anda lá um de tractor a molhar o chão para não levantar pó... muito bacano mesmo... fica tudo uma cagada mas pá "é na boa mesmo" com o nosso presidente tão preocupado com os habitantes tanto IN como OUT que quando chegam a Pedorido para umas boas férias... deparam-se com aquilo e dizem "Que terra seca.... não se faz nada" o que dá má fama a nossa terra...
Podia haver mais diversão... mas a única diversão que existe é fora dela....

Bem cumps

Anónimo disse...

Ao ler alguns parágrafos vou deixar aqui algo verdadeiro, porque que já presenciei.


Neste parágrafo:

"Na altura referida é difícil circular pela praia sem tropeçar num fio eléctrico duma puxada qualquer para alimentar um frigorífico ou micro-ondas."

E algumas antenas que rodam sozinhas, alimenta também fornos, Playstation's, Televisões, carregadores de telemóveis, e as tantas quem sabe outras coisas ridículas como ....? Uma coisa estúpida mesmo.

Outro:

"São os mesmos que se insurgem quando um artista qualquer faz habilidades com as motas de água (ou de terra) junto aos nadadores e não há ninguém para prevenir este tipo de situações."

Claro, quando uma pessoa toda feliz da sua vidinha leva com o tal barco na cabeça... e daí criou-se lá um discurso mesmo chato para os dois «Dono da lancha VS Gajo que tem um galo» e é sempre engraçado.

A última:

"Proporcional melhores condições aos banhistas, visitantes e campistas (fazer a manutenção do WC com maior frequência, p.e.), Repugnar e proibir qualquer tipo de campismo abusivo como o que se pratica actualmente.
Delimitar zonas de merendas (com os respectivos caixotes do lixo!!) e de campismo...


Sim, porque ficam quilos e quilos de lixo num estado pendente em vários sítios da praia... e que se poderia chamar "Lixeira dos Tesos".

Ficam porcarias como:

Fraldas;
Pneus;
Ossos de animais mortos (obviamente);
Babetes;
Chinelos;
Sapatos;
Preservativos usados (que nojice pois, podiam levar para reciclar);
Sacas de lixo variado;

E muitas outras coisas... mas o mais porco é as pessoas, vou explicar porquê..Então, não é que chego todo descansadinho e peço uma bebida...nisto está uma pessoa ao meu lado sentado e dá um valente "Puff", daqueles quando vocês estão com aquela vontade "Hiper, Mega, Ultra, Super Ri-Fixeeeeee" e lá dão mas altinho.
Meu Deus, que cheiro....até devo ter ficado meio esverdeado, pá..comer ovos pela manhã não deve fazer muito bem não... nossa... :S

Bem penso que esta praia ainda nos vai ter muito que nos contar

PEdorido disse...

Ó mano, e ossos de animais vivos, nunca deixaram? :P

Jerónimus disse...

HEHE!!!

E matar galinhas com tronchudas???!!!

Anónimo disse...

Pá... assuntos privados da minha vida privada :P :D xD....
Essa das galinhas... fica para a história do people do copos e a culpa foi tua Jero....

Ah... NO COMMENTS BROTHER... eu até pus "(obviamente)" lol

É que qualquer dia vão para lá investigar os ossos...

Anónimo disse...

E aqueles gajos k vão jogar bola para o meio das arvores e atiram com as mesas e as cadeiras da esplanada do lourenço???

Jerónimus disse...

E quendo passa uma gaja boa por um grupo de jovens emancipadose de seguida ve-los logo a por-se de barriga para baixo e a fazer uma cova na areia para acondicionar o seu dito cujo instrumento reprodutor???!!!

Anónimo disse...

Pra já o nome do bar(se continuar assim) deve ser passado de Bodeguita para "Bodega"!! De resto: já cheguei a ir muitas vezes para a praia dos tesos,mas devo dizer que era por esforço. Só mesmo a malta que tinha lá é que conseguia tornar aquele local um bom local de convivio! os turistas esbangalham muito...é muito nojento! Por isso é que agora digo: praia dos tesos? Só á noite...