sexta-feira, agosto 07, 2009

Passatempo 4º Aniversário PEdorido.com

Caros leitores.

Estamos a poucos dias de celebrar o nosso 4º aniversário.

Desta vez queríamos assinalar devidamente o acontecimento para que não caia no esquecimento como nos anos anteriores. Isto da própria gerência esquecer o aniversário não está com nada...

Mas, este ano as coisas vão ser diferentes. Ai vão, vão... só para verem quem é que manda aqui!

Para celebrar esta data única e ímpar vamos criar um passatempo que estimule a criatividade e originalidade dos Pedoridenses.
Então é o seguinte:

Para se habilitarem a vencer o passatempo só têm que enviar, até ao dia 20 de Setembro, para pedorido@pedorido.com (indicando o Assunto, Noma da obra, Nome do artista, Idade e Nick para conta e) uma criação, da vossa autoria, artística/cultural/intelectual que esteja directamente relacionada com Pedorido.

Não há restrições de temas. Política, Futebol, Praia, Flores, David Rê... o que vos apetecer. Pode ser um texto, um vídeo, uma imagem... qualquer coisa que dê para receber por e-mail (se conseguirem zipar uma escultura, por mim, tudo bem...).

As 3 melhores criações serão presenteadas com um prémio made by PEdorido.com, mas todos os participantes (independentemente da classificação obtida) receberão uma conta de e-mail @PEdorido.com.

Os prémios podiam ser melhores, é certo... mas gastamos praticamente tudo o que tínhamos num Audi A3 para a amante do gerente e o melhor que temos para dar são mesmo as contas de e-mail. Mas atenção: os 3 vencedores receberão um prémio a sério!!
Os vencedores serão anunciados numa cerimónia na Suite Presidencial do Hotel Douro41 no dia 21 de Setembro.

Todos os trabalhos serão avaliados de forma isenta e honesta por um júri pouco credível, intelectualmente desfavorecido e susceptível a subornos.

Esperamos com ansiedade as vossas criações. Despertem o artista que há dentro de cada um de vós. Ou não...

18 comentários:

MadMike disse...

Só para dizer k escolhi em baixo do post o Pff... mas que não sei o k significa...

Vou começar a pensar no tema... até me mato pra ter uma conta @Pedorido.com....

Certamente que até será melhor do que ter uma conta @suiça.com

MadMike disse...

Eu não sabia que Pedorido tinha uma Associação de Pescadores... E que já tinha sido criada em 2002... e que até agora o seu blog ainda não tem um único comentário... e Depois ainda dizem que não há vida no PEdorido.com

PEdorido disse...

As opções que aparecem no final de cada post correspondem à opinião do leitor acerca do mesmo numa ordem crescente.

Fraquinho: Mau post.
Pff: Post Assim-Assim.
Excelente: Post Excelente.

PEdorido disse...

Participem pá!!!

Temos prémios fixes para dar!

A sério, não é tanga! :D

Não é fixe receber prémios do SEGUNDO BLOG MAIS LIDO DE CASTELO DE PAIVA????

Anónimo disse...

HISTÓRIAS MÍNIMAS...E VERDADEIRAS!

Se fosse pedido a um qualquer pedoridense, homem ou mulher, nascido nos últimos 30 anos, para nos contar como eram social e culturalmente os nossos bem recentes antepassados das décadas de 30,40, 50 e 60, imaginamos nós que seria uma tarefa de alguma dificuldade e por outro até de alguma perplexidade, quando se confrontassem com algumas realidades inerentes em primeiro lugar ao baixo teor na área do conhecimento, porque a regra quase geral era de um analfabetismo com percentagens elevadíssimas!

Partindo desta realidade a vida tornava-se dura e difícil para esta gente que humildemente procurava resolver as inúmeras situações difíceis e na maior parte das vezes nem conseguia resolver ou resolvia mal.

A emigração era enorme devido a essa realidade em especial para a América do Sul, especialmente para o BRASIL!

Entretanto, uma boa parte ficava por cá, remando humildemente contra a maré à espera, quem sabe, que alguma coisa de bom viesse a acontecer, porque na sua santa ignorância ouviram dizer, não sabiam a quem " que a esperança era a última a morrer"!...

É no meio deste cenário que se enquadra a cena a que assisti nos anos CINQUENTA:
-Um belo domingo alguns homens que faziam parte da Junta de Freguesia deslocaram-se a um monte que fica para lá das povoações de Gaído e Arejinha com a missão de verem no local qual era a situaçao real da mina que estava a ser feita por mineiros, creio que da Carbonífera, mina essa que tinha como objectivo abastecer de água potável Pedorido e penso que também a Póvoa, mas não tenho a certeza se a Póvoa estava incluída, ou não.
Lembro-me perfeitamente que quem " comandava" o grupo de trabalho teve a ideia de convidar um habitante daqueles lugarejos,que se chamava JOAQUIM e que gentilmente fez o favor de nos acompanhar...Em determinada altura do percurso, fez-se um interregno para descansar, conversar e petiscar. Recordo-me que a dada altura o tema da conversa encaminhou-se para as RELIGIÕES e o TI JOAQUIM entupiu e não dizia nada, só ouvia! É então que um dos autarcas da Junta, no caso ANTÓNIO CORREIA questiona o nosso homem da seguinte forma:
- Ó TI JOAQUIM você tem estado tão calado... Não me diga que você não sabia que havia outras religiões, para além da "NOSSA"?!...
- Ó moço eu não sabia! Julgava que só havia a nossa...- respondeu o TI JOAQUIM.
- Não! No Mundo há 114 religiões- disse-lhe o autarca.
É então que surge a resposta do TI JOAQUIM e que ninguém esperava:
- Ó moço também por mais uma podiam ser 115!

Recordo com frequência esta passagem que por ser real me dá a obrigação não só de a dar a conhecer, como de lançar o alerta para que sejamos exigentes connosco e com os outros, para que os descendentes actuais e futuros destes homens humildes e honrados, tenham sempre a possilidade do acesso ao saber, coisa que,afinal, lhes fora sonegado.

FOI UM VERDADEIRO PRAZER ESTAR CONVOSCO!

ESPERO AINDA QUE TENHAM GOSTADO!

UM ABRAÇO FRATERNO E SINCERO!

zeze disse...

Realmente, para mim e difícil imaginar que as gentes de Pedorido e arredores viveram praticamente na idade média tanto tempo.
Os meus pais contaram-me muitas vezes situações desses tempos, umas relacionadas com a ignorância, outras com ganancia ou pura maldade.
A resposta do Ti Joaquim não podia ser outra , de religião não percebia nada, mas já que existiam tantas , porque não existiam 115, sempre dava mais jeito!!!
Independentemente do resultado final, esta historia já merece lugar de honra.

Anónimo disse...

2) HISTÓRIAS MÍNIMAS...

... e VERDADEIRAS!

Depois de tantos anos a labutar por este País fora, e foram 50 anos de trabalho, é com bastante regozijo que chego à REFORMA, e poder, finalmente, concentrar-me e tentar associar os factos que de alguma forma vivi, ou simplesmente acompanhei de perto!
É certo que o que se passa comigo, passa-se com o comum dos mortais, no entanto um belo dia a felicidade guiou-me até ao blog Pedorido.com e resolvi " entrar" numa tentativa de reencontrar o que havia "perdido", ou seja o contacto com as gentes de Pedorido e Rio-Mau. Sei que não voltaremos à meninice, mas é muito salutar,dá-nos vontade de reviver ou recordar episódios que fizeram parte da nossa formação, ou nao!

A verdade é que tenho muitas MEMÓRIAS de Rio-Mau, onde nasci, e onde vivi até aos sete anos, altura em que me mudei para Pedorido e onde permaneci até aos vinte anos!
Quero aqui relembrar um ponto em comum que os miúdos de ambas as localidades tinham em comum no Verão:- Qualquer miúdo com pretensões a ser nadador teria de frequentar o Poço Negro ( Rio-Mau) e a Passaria (Pedorido). BONS TEMPOS!
Já em Pedorido era chegada a década de CINQUENTA e os miúdos começavam, finalmente, em grande parte,a levar os estudos até à 4ª classe, criando-se, talvez, a partir daqui e no que ao ENSINO dizia respeito, um fosso entre eles, os pais e os avós!
É por estas alturas que me recordo bem de ouvir contar a muitas e variadas criaturas, mais velhas,claro, contos e histórias de bruxas,lobisomens, diabos e outros afins... Garantiam ser verdade, tanto mais que tinha sido fulano e sicrano, que tinham, segundo eles, toda a reputação!
Claro que em boa verdade sempre duvidei, mas em rigor não tínhamos como rejeitar. Se os mais velhos afirmavam...

É aqui que entra a nossa história de hoje, que me foi contada por um snr. já falecido e que dava pelo nome de Zé Paroba!
Este bom homem repetia-se muito a contar as suas histórias, e, esta ouvia seguramente uma dúzia de vezes, sem nunca pôr em causa a sua veracidade! Vamos à história:
- O TI ZÉ PAROBA trabalhava por turnos como guarda dos barcos em Germunde e numa dessas noites, já passava da meia-noite,de regresso a casa era obrigatório passar junto ao cemitério de Pedorido e sobre os cemitérios contavam-se histórias de arrepiar...
Precisamente quando o nosso homem vai a passar, a porta do cemitério abre-se fazendo um barulho característico da falta de manutenção e da falta de cuidados que na época eram mais que evidentes! Bem, o TI ZÉ PAROBA contava que apanhou o maior cagaço de toda a sua vida!Ao mesmo tempo, saía um vulto, que caminhava na sua direcção e que ele reconheceu ser o snr. Dr. Pinho, uma figura muito querida em Pedorido e em todo o Couto Mineiro e que infelizmente viria a desaparecer prematuramente!... Após o abanão monumental que havia sofrido e ligeiramente refeito leva o nosso homem a balbuciar:

- Ó Snr. Dr. pregou-me, agora , um grande susto!...
- Sabes ZÉ - respondeu-lhe o médico - Venho ao cemitério depois da meia-noite porque ouço o povo dizer que os mortos aparecem a essa hora e eu gostava imenso de voltar a falar com a minha mãe!...
Só que nunca tive semelhante sorte!

Nota-se nesta bela e ternurenta história a separação evidente entre a crendice popular mais antiga e em choque com uma NOVA ERA, que rompia claramente com conceitos de centenas ou mesmo milhares de anos!

OBRIGADO PELA VOSSA PACIÊNCIA!


UM ABRAÇO PARA TODOS OS PEDORIDENSES!

Lua disse...

Olá a todos!

Quando o Senhor começa a contar as suas histórias, imagino-me sentada à lareira... ouvindo atentamente cada pormenor para depois contar!
Era assim que funcionava quando era miúda. E, em casa da minha avó, havia muitos desses episódios. No entanto eram conversas de adultos, mas que as crianças como eu ouviam e ficavam a pensar... e com muito medo!
Por momentos, senti-me sua netinha também! Continue, porque eu estou atenta e a adorar :)

Até breve

PEdorido disse...

As suas histórias compiladas num documento davam uma excelente participação no nosso passatempo!

:D

Grande participação.
Espero continuar a vê-lo por aqui.
Abraço.

Anónimo disse...

3) HISTÒRIAS MÍNIMAS ...

... e VERDADEIRAS.

O meu primeiro contacto com as ARTES de representar, ou seja com o TEATRO ao vivo, deu-se por volta de 1948 e em Rio-Mau! Era uma espécie de TEATRO de RUA levado à cena por saltinbamcos, indivíduos que vinham de terra em terra e que num largo mais apropriado da aldeia e em hora mais adequada, levavam à cena umas rábulas que despertavam o riso geral... E PORQUÊ?... Porque normalmente tratavam temas do dia a dia, corriqueiros. Para que se entenda, aqui vos deixo para exemplificar, um diálogo entre o MERCEEIRO e o CLIENTE, que começava assim:

Venha cá ó snr. MARQUES,
Temos muito que falar!...
Desde que me pregou o "CÃO"
Não voltou aqui a passar.
O dinheiro que me deve
Quando é que mo quer dar?...

E o snr. MARQUES respondia duma forma um pouco torcida dando a entender à assistência que já não estaria no seu estado "normal"...

O dinheiro que lhe devo
Tenho tempo de lho dar!...
Eu cá não tenho p,ra comer
Quanto mais p,ra lhe pagar!...
P´ra VOCÊ me descompôr
Não preciso daqui passar!...

...E o diálogo continuava e o riso das pessoas também só que como tinha seis anitos perdi o resto do registo! Fica no entanto a ideia do isolamento cultural da época, a 2ª GUERRA MUNDIAL tinha terminado havia apenas três anos!...

Para nos situarmos melhor na época, convém dizer que a estrada que hoje atravessa Rio-Mau estava a ser construida em 1948!...

Entretanto a EN 222 que atravessa o nosso Pedorido já existia nessa època e desconheço se os ditos saltimbancos também actuavam na margem esquerda do DOURO!...
Já a viver em Pedorido assisto àquela que terá sido a década de OURO da Carbonífera: A DÉCADA DE CINQUENTA!Isto porque o carvão fazia mover grande parte do País.Convém recordar que até os comboios e os navios de pequeno e grande calado usavam este fóssil para obterem a energia para se movimentarem! A electricidade tal como a conhecemos era ainda uma criança...

Não admira pois que durante essa fabulosa época e devido à criação da riquesa proveniente da exploração mineira, foi possível ver executar obras de alguma envergadura para a região, como foi a construção do Hospital em Oliveira do Arda, duma prática desportiva assinalável e até no campo cultural tornou-se quase um hábito a divulgação do cinema em 35mm mesmo antes de haver TV em Portugal! Também se fez algum TEATRO no Couto Mineiro e recordo que a encenação esteve a cargo dum snr.que era funcionário da Carbonífera e que se chamava NOGUEIRA das NEVES! Creio ainda não estar a faltar à verdade se disser que este snr. NOGUEIRA viveu alguns anos em Pedorido e que chegou mesmo à Presidência da JUNTA de FREGUESIA de PEDORIDO! Tudo isto durante a década de 1950!

Antes de terminar o meu simples depoimento é da mais elementar justiça relembrar todos os mineiros que labutaram nas Minas do Pejão e foram muitos! Uma saudação muito especial àqueles que tiveram a má sorte de perecer enquanto trabalhavam nas minas e é muito duro confessar que neste número está incluido um jovem pedoridense de quem fui muito amigo!Nunca o esquecerei!

A VERDADE É ESTA:
Foi graças ao trabalho duro e perigoso destes homens que todo o Couto Mineiro viveu um período que as nossas MEMÓRIAS teimam em não esquecer!


RECORDAR AJUDA A VIVER!

UM ABRAÇO MUITO FRATERNO!

Anónimo disse...

4) HISTÓRIAS MÍNIMAS...


... e VERDADEIRAS!


... E AGORA? QUAL O FUTURO DE PEDORIDO?

Isto de tentar prever o futuro seja do que for é uma tarefa quase de "loucos".Entretanto não é proibido idealizar e muito menos sonhar!
Sabemos que uma boa parte das pessoas recusa opinar sobre o futuro mais longínquo, por acharem que não tem justificação, talvez,digo eu, porque até há pouco tempo esse tipo de exercício não lhes era colocado e portanto a falta de treino não dá motivação. Acham que será preferível esperar para ver o que sai, se sair, claro...
Porém, se "alguém" mesmo bem intencionado pusesse a questão:

- SERÁ QUE PEDORIDO TEM FUTURO?

Todas as vozes se levantariam e em cõro tirariam todas as dúvidas a quem ousasse ter o desplante de tal pergunta!
De facto, duvidar do futuro da nossa terra era como pôr em causa todo o seu passado, que,segundo os cronistas irá até aos primórdios da NAÇÃO!... É OBRA!
Por conseguinte vou entrar, sem medo,nesta bela aventura de visionar para Pedorido os benefícios que tornariam esta bela aldeia ainda mais bela! Mesmo com um futuro ESTATUTO de VILA, seria para nós, a nossa linda aldeia!

Está à vista de todos que as mudanças nesta zona do DOURO foram assinaláveis há uns tempos a esta parte! A começar pelo DOURO de quem os mais idosos têm uma visão mais original, de rio selvagem e por via disso mais primitivo, muito mais impetuoso, como que sempre pronto a desafiar quem ousasse penetrá-lo! Era ainda um RIO peculiar, e, que, confesso, nunca permitiu dar-se a conhecer... Chegava a mudar de roupagem quando aparecia aos olhos de todos com aquele aspecto anafado e triste e como que envergonhado nos meses mais tórridos do ano. Devido a tais metamorfoses prefiro acreditar que, afinal, conheci no mínimo dois RIOS e não apenas um!...

Seria catastrófico esquecer que muitos de nós foram tão felizes mesmo junto às margens do DOURO e do ARDA!

Agora e em vez desses rios "arranjaram-nos uma espécie de LAGO que sabe manter a mesma fisionomia durante todo o ano e porta-se bem! Dizem os entendidos, que, agora que o rio foi "domado", tornado navegável, uma NOVA ERA está aí, a ERA do TURISMO!
É um facto que nos mudaram de paradigma e Pedorido por via disso não deverá ficar "agarrado" apenas à INDÚSTRIA! Temos o tal LAGO que tomou conta do ARDA e o tal futuro de que falávamos e que também engloba o TURISMO. As águas agora mais paradas e mais profundas convidam ao LAZER! Os técnicos nesta matéria devem ser auscultados. Só estudos rigorosos poderão concluir o que é mais vantajoso, mas ficar paralizados é que não!...

Parece-nos que ambas as margens do Arda poderão vir a ter novas utilidades. Seria óptimo que a freguesia pudesse tirar dali dividendos de novo na agricultura ou noutro tipo de exploração.
Já perto da "FOZ" do ARDA e em ambas as margens, visto que são zonas aprazíveis, seria interessante que se melhorassem as acessibilidades e que se fizessem estudos para uma futura PONTE PEDONAL entre as duas margens do ARDA! Com a tecnologia ao dispôr não é nada do outro mundo, tendo sempre como dado adquirido o domínio dos níveis das águas!...

Não podemos deixar de fora deste processo a NOSSA QUERIDA PONTE VELHA! É um ex-libris e que faz parte do historial dePEDORIDO!
É urgente restaurá-la, dar-lhe a dignidade que merece! Creio que é um tema consensual na freguesia, na CÂMARA e até nos MINISTÉRIOS!...

O meu sonho pára aqui! Foi um exercício que adorei fazer e que me deixa feliz, porque não foi contra ninguém!

Antes de terminar quero "bater" numa tecla importante e que tantas vezes descuramos:- Refiro-me ao factor TEMPO. Não deixemos o tempo correr, correr e correr...

Há um escritor libanês chamado AMIN MAALOUF que numa das suas obras "UM MUNDO SEM REGRAS", diz esta coisa deveras interessante:

« O TEMPO NÃO É NOSSO ALIADO, É O NOSSO JUIZ, E O NOSSO JULGAMENTO JÁ FOI ADIADO»


SONHO E ACÇÃO PELA NOSSA TERRA!

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA PONTE VELHA!

PEdorido disse...

"O homem sonha, a obra nasce!", já dizia o poeta.

Gostei desta sua última reflexão, a qual tocou nalguns pontos sensíveis.

Assim, vamos por partes:
Nos seus primeiros parágrafos interrogou-se se Pedorido terá futuro. Bem, futuro temos de certeza, agora se é bom ou mau, isso ninguém sabe...

Quanto à aposta no turismo, ideia à qual concordo na totalidade, neste momento acho que os Pedoridenses andam um bocado escaldados. É que o pouco turismo que temos já chega para nos "roubar" (literalmente) o sossego! Mais uma vez, fazer coisas sem organização é como deitar dinheiro ao lixo.

Finalmente, um dos temas que mais me toca, são as margens do rio Arda.
Não sei se tem conhecimento, mas as margens do Arda já têm uso: são lixeiras e entulheiras públicas!

E é assim a vida... já chega de clichés por hoje!

Anónimo disse...

5) HISTÓRIAS MÍNIMAS...


... e VERDADEIRAS !


Pelos dados de que dispomos, e são alguns, somos um povo bastante antigo e com HISTÓRIA! É bom termos esse historial e seria óptimo conhecer o essencial e saber que houve pontos altos e pontos baixos neste percurso de milhares de anos! Há muitas teorias, umas certas e outras mais que erradas, como aquela última que aponta para o nosso PLANETA a idade de 4000 anos!
É muito provável, e os cientistas focam muito esses aspectos, que em certas épocas e em certas regiões da Terra houve civilizações que suplantaram outras e o contrário também terá sido verdade!...
A ideia que muitos de nós teria, de que o início é quase sempre de dificuldades, e que volvido algum tempo descobrindo o caminho mais suave, de preferência sem inclinaçao, teríamos encontrado o rumo que procurávamos e sem hipótese de regressão, está mais uma vez provado que não pode ser uma regra, nem um dado adquirido, que não é!... Ainda não se percebia na EUROPA e no resto que as dificuldades económicas iriam surgir, e, PEDORIDO e toda a zona envolvente já sentia na pele o que era a falta de emprego e tudo o resto que vem por acréscimo nestas situações e para as quais ninguém está preparado!

No meu tempo de jovem os nossos pais e os nossos avós, já o disse aqui, não tinham formação académica e infelizmente para eles e para nós isso pesou muito negativamente na "balança. É verdade que naqueles tempos, e, lá mais para trás, tudo tem um seguimento, pensava-se que para os trabalhos pesados não era necessário frequentar a ESCOLA!
Até havia aqueles que diziam, alto e bom som, que a ESCOLA era para os "malandros", mas não se esqueciam de mandar os seus para a "malandrice" da ESCOLA e até para a UNIVERSIDADE!...
É agora a altura própria e certa de dizer que o CACIQUISMO e o OBSCURANTISMO se instalaram na freguesia de PEDORIDO nesse período mais negro da nossa recente História, e de tal maneira o fizeram, que estamos mesmo convencidíssimos, que os pedoridenses foram os que mais sofreram em todo o COUTO MINEIRO na sua dignidade de gente de bem, que o eram, e, sempre haviam sido!

Agora que PEdorido.com me proporcionou este momento raro e feliz, tenho o dever de trazer até vós o meu sincero, mas firme depoimento e com dois objectivos:

a) Confirmar e tenho algumas histórias que comprovam esse PERÍODO NEGRO. É aconselhável não branquear estes factos, porque há quem afirme que a HISTÓRIA não se repete, mas eu não estou tão seguro disso...
b) Não me cansarei de repetir até à exaustão, especialmente aos mais jovens, que não descurem O SABER e por DUAS RAZÕES.
A primeira razão tem a haver com o emprego. Há e haverá dificuldades nesta matéria mas os mais capazes estarão sempre na linha da frente, nem que tenha de ser em país estrangeiro...
A outra razão tem a ver com os ISMOS de que atrás falávamos. Um povo bem letrado não se deixará "comer" por essa gentalha sem escrúpulos e sedenta de viver à custa de pessoas boas e de carácter! A história está cheia desses exemplos, porque os humanos são capazes do melhor e do pior!

Nós somos pelo lado melhor do HUMANO e solidários por QUEM VIER POR BEM!

OBRIGADO PEdorido.com !

UM ABRAÇO FRATERNO DO TAMANHO DA NOSSA QUERIDA PONTE VELHA!

Anónimo disse...

Sei que pelo menos três pedoridenses leram o que fui escrevendo nos últimos tempos! É muito reconfortante saber isso, saber que não estamos sós e reforçar aquilo em que sempre acreditei:

- A LUTA ENTRE O CERTO E O ERRADO NÃO VAI PARAR NUNCA! SERÁ, POSSIVELMENTE, UMA LUTA ETERNA!


POR PEDORIDO, SEMPRE!

PEdorido disse...

Em primeiro lugar, de nada!

Depois, penso que está a menosprezar a dimensão do PEdorido.com.

3?? 3 Pedoridenses??
Olhe que devem ter sido bem mais do que três...

Abraço!

Piko disse...

CRIAÇÃO DE BLOG.


Dou a saber a todos os Pedoridenses que achei por bem criar o meu próprio blog:

http://piko-historiascurtas.blogspot.com/

As HISTÓRIAS MÍNIMAS ... e VERDADEIRAS ou outras, ficarão ao dispôr de PEdorido.com e de todos os interessados, sem excepção.

SAUDAÇÕES FRATERNAS!

Anónimo disse...

O autor da foto do lavatório do Buraco, essa obra de arte, merece um prémio...

J.Dias disse...

Parabens pelos 4 longos e penosos anos!:D

Continuem a nos fazer pensar no azar que temos em saber ler por muitos mais anos.

Felecidades