segunda-feira, agosto 03, 2009

Eleições Autárquicas 2009

Como blogue que se preze e bom servidor de serviço público, o PEdorido.com não poderia ficar indiferente à azáfama eleitoral que já se vem fazendo sentir, tendo em vista a conquista do trono-mor do nosso Município.

Assim sendo, em mais uma vagueação pela net, fomos dar à página do Dr. Gonçalo Rocha, candidato do PS à Câmara de Castelo de Paiva.

Até aqui não há nada de engraçado. O facto de uma candidatura apresentar uma página web nada tem de inovador ou engraçado. Atrevia-me a dizer que tem mais graça o facto do PSD não ter nenhuma (pelo menos que eu encontrasse.)!

Adiante. Em deambulação pela página da candidatura do Gonçalo (por ter andado com ele na escola posso trata-lo por tu, certo?) fui dar com a página de apoios ao candidato. E, quando se mete gente a escrever na net... tem que dar caldeirada. E era aqui que queria chegar! Todos os dias me fascino com a imprevisibilidade da essência humana... Obrigado Gonçalo por deixares as pessoas exprimirem-se!
Aqui ficam alguns dos apoios mais sui generis.

Comentários Descriminatórios:
"Os jovens e menos jovens alegram-se e acreditam na tua candidatura. SARDOURA é terra verde. O verde da esperança. Chega de cinzentismo e braços cruzados. FORÇA MANUEL MENDES. Estamos contigo.
Beijos e abraços.
Susana, Pedro, Fátima Sousa, Raquel, Tiago, Vera e Tó Manel."
E os velhos??? Porra... Tó Manel???


O Enigmático:
"EM PRIMEIRO LUGAR FORÇA A VITÓRIA PODE SER TUA.
INFELIZMENTE NÃO ME POSSO IDENTIFICAR ....POR ESTARMOS NUM REGIME SALAZARISTA...E COM O ORDENADO CHORUDO QUE RECEBO..MAS ESPERO DE CORAÇÃO QUE A VITÓRIA SEJA TUA, TRATO-TE POR TU PORQUE TE CONHEÇO DOS TEMPOS DE ESCOLA E APESAR DE SER CONOTADA COMO "LARANJA" SEMPRE VOTEI DE ACORDO COM OS PROJECTOS QUE PENSO SEREM OS MELHORES PARA O NOSSO CONCELHO, E NESTE MOMENTO SÓ TU APRESENTAS UM PROJECTO E UMA CANDIDATURA COM SENTIDO PARA NÓS. O CONCELHO TÁ VAZIO DE IDEIAS, ESTAGNOU E O PODER POLITICO ACTUAL SÓ PENSA EM BENEFICIO PRÓPRIO E DOS SEUS COMPARSAS. A MINHA VIDA PROFISSIONAL NÃO ME PERMITE DAR-TE O MEU APOIO NA RUA, MAS TERÁS O MEU VOTO, E OS DA MINHA FAMÍLIA, ESTAREMOS A TORCER POR TI, E QUE CASTELO DE PAIVA APROVEITE ESTA OPORTUNIDADE PARA PODER SAIR DO MARASMO EM QUE ESTAMOS, E DE TER UM FUTURO MAIS RISONHO!
UM ABRAÇO DE QUEM GOSTARIA DE PODER ESTAR AO TEU LADO NA CAMPANHA, E DE TE AJUDAR A LUTAR PELO NOSSO CONCELHO.....
"INFELIZMENTE""


O Objectivo e Racional:
"És bem mais bonito que o sr Paulo Teixeira por isso...voto em ti!!! "


Poéticos:
"Quando vencermos as eleições de Outubro, e nós venceremos essa luta, a mudança chegará a Castelo de Paiva. A jornada será difícil, o caminho será árduo. Encaro este desafio com expectativa, mas também com uma fé infinita na capacidade dos Paivenses. Nós seremos capazes, daqui a alguns anos, a dizer às novas gerações que esse foi o momento em que trouxemos mudanças para o concelho, o trabalho e a igualdade de oportunidade para todos. Temos que ter a certeza de que a esperança é mais forte do que o medo.
A mudança chegará a Castelo de Paiva"

"Caro Gonçalo.
Força,verdade e tenacidade nessa difícil campanha. De noite e de dia e por todo o lado. São as pessoas que nos escolhem. Olha-as nos olhos e fala com elas com a convicção e a naturalidade que tens. Um abraço.
A. França "


Os "Abrilistas":
"Com trabalho e forte dinamismo a vitória irá só poderá ser nossa. força camarada"

"Com força e Liberdade de "Abril", Vamos Vencer!"


Comentários "Palmadinhas nas Costas/Continua a mandar postais":
"Parabens continua assim que tens futuro"

"Caro amigo Gonçalo Rocha,
Conheço-te a alguns anos e reconheço que com a tua dedicação, honestidade e inteligência saberás liderar com sucesso os destinos do teu concelho nos próximos anos.
Não vivo em Castelo de Paiva. Aliás, como sabes sou militante do PSD no distrito do Porto, mas se votasse em Castelo de Paiva poderias contar com o meu apoio e o meu voto. Assim, digo-te que poderás contar sempre com a minha amizade e minha solidariedade.
Votos dos maiores sucessos. Aceita um abraço amigo do
Paulo Vieira da Silva "

"Já te telefonei a manifestar o meu apoio apesar de agora não poder contribuir com o meu voto uma vez que fui transferido para Cinfães... Sempre te disse que se fosse tu a avançar tinhas o meu apoio e aqui estou eu..."

Fonte: Mudança2009

9 comentários:

Anónimo disse...

sou de Pedorido, e realmente começo a pensar que é urgente mudar o rumo da nossa terra.A criação de uma lista independente, jovem e dinâmica, com pessoas sérias e com carreira profissional bem definida e encaminhada sem necessidade de tachos é uma das soluções para desenvolver a nossa terra.Eu pelo que conheço de Pedorido e das pessoas que conheço lanço aqui uma boa lista:Dário, João Macedo(pita),Silvina(seguros),Mercene (póvoa), prof.David. Estes são alguns, faltaria arranjar outros para completar a lista, mas penso que seriam boas pessoas para fazerem uma lista forte, com ideias para desenvolver a nossa terra.

abraço Pedoridense preocupado

MadMike disse...

E por falar nisso... já alguém sabe das listas que vão a votos pra junta de Pedorido... Era catita ter aqui essa informação pra podermos avaliar o potencial de cada uma delas...

Anónimo disse...

Tenho as minhas raízes em Pedorido e Rio-Mau e essencialmente por isso não poderei nunca esquecer essas terras e gentes que conheço bastante bem, apesar de estar ausente vai para 50 anos!
Naturalmente que são dois povos com as suas diferenças, basta a separação pelo rio para acentuar essas diferenças, mas o que é verdade é que se trata de gentes de quem gosto muito e que nunca irei esquecer.
Imagine-se o muito que haveria para contar, de bom e até de menos bom, mas a vida de todos nós é demasiado curta que, no geral se apaga num clik e até por isso importará sobretudo " remar" sem deixarmos de perceber o que poderemos de fazer de bom por nós próprios e por esta sociedade à qual sem escolha viemos a pertencer. Devemos aceitar tudo isso como natural e ao percerbermos isso como o mais natural estamos, penso eu, mais capazes de prosseguir nesta caminhada e com sentido positivo!
Poderia contar aos meus amigos de Pedorido várias histórias verídicas, mas hoje apatece-me relembrar uma que precisamente encaixa perfeitamente no historial ainda recente das gentes de Rio-Mau e Pedorido:
- Quando tenho a felicidade de visitar Pedorido encontro sempre com muita alegia as pessoas dos tempos, mas há uma que quero hoje destacar e que me faz recuar aos meus inocentes tempos da primária. Estou a falar do Mauricio natural de Rio-Mau, mineiro como 1ª profissão,campeão das pistas de atletismo e de corta mato e que felizmente ainda se encontra entre nòs. Tenho ainda bem presente os anos 1952, 1953 e por aí fora em que era vê-lo com a sua força e personalidade ser campeão nacional dos 5000 metros em juniores e campeão Regional do Norte em luta acesa com o seu maior adversário directo e que era Armando Leite do F.C. do Porto. O Maurício treinava assiduamente, depois de cumprir o seu horário nas minas de Germunde, era vê-lo no velhinho campo que separava Pedorido da Póvoa, e, aí, fazia alarde das suas qualidades desportivas. Foi em Pedorido que treinou e venceu corridas e foi em Pedorido que viria a casar e é em Pedorido que vive com a sua família.
São exemplos como este que nos marcam pela vida fora e são também exemplos destes que só podem unir povos como os de RIo-Mau e Pedorido.
Sem querer ser pessimista e até injusto,parece-me que a nossa maior insensibilidade como povo, estou a falar como pedoridense, será esta de não nos darmos conta dos maiores com quem convivemos e de quem até somos amigos... Será preciso acontecer o fatídico, para depois cairmos "na real" e só então darmos conta de que afinal vivemos lado a lado com pessoas que foram mais além que o comum das pessoas e que não fomos capazes de com a nossa humildade reconhecer-lhes essas mais valias?
Perdoem a minha insistência, porque creio que estes bons exemplos deveriam ser dados a conhecer à comunidade em geral e aos jovens em particular! Parece-me que o que é bom nunca está fora de época, apenas hoje temos a felicidade, e, devemos aproveitá-la,de ter um muito mais fácil acesso ao saber, ao conhecimento,então só nos falta ir um pouco mais além e fazermos a verdadeira diferença e que é valorizar os melhores exemplos, que até podem estar à beirinha da nossa casa, estaremos a tornar-nos maiores e melhores e a sociedade só ganhará com isso!
Era esta a história real que hoje vos quis contar.Claro que tenho outras boas histórias e que muito gostaria de partilhar com os meus queridos amigos de Pedorido, mas que ficarão para data próxima.
E para terminar vou confidenciar-vos uma verdade que os que moram e vivem em Pedorido nunca saberão:
- Só quem viveu até aos vinte anos nessa terra é que sabe o que é amar uma terra e um povo que nunca esqueceremos e de quem temos uma SAUDADE do tamanho do MUNDO!
PERDOEM A MINHA SINCERIDADE...

PEdorido disse...

Caro anónimo.

Em primeiro lugar, obrigado por tão ilustre participação.

Quanto ao tema que toca posso dizer-lhe que ainda hoje temos exemplos como o que referiu.

O grande problema é a barreira natural que nos separa. E essa é praticamente inultrapassável!
O primeiro requisito para haver relações entre dois povos é haver comunicação entre eles. Portanto, falhamos logo nos conceitos básicos...

Quanto ao resto, é sempre bem vindo para contar as suas histórias! Espero que volte à nossa companhia.

Cumprimentos,

PEdorido.

Lua disse...

Olá a todos,

Queria dizer ao Senhor anónimo que escreveu este magnífico "texto", que me prendeu a sua atenção, fazendo-me ler as sua "história" 3 vezes!
Adorei o que li. Em poucas palavras conseguiu tocar-me e chamar-me a atenção. Foi apenas um pequeno resumo, mas que exprime tanto sentimento que era impossivel ficar indiferente ao que ia lendo.
Fez-me lembrar o meu pai, quando conta as histórias infinitas, de tempos dificeis, mas que eram vividos muito intensamente e em que se dava muito valor à vida. E, embora eu não tenha vivido nessa altura, quando ele começa a contar essas coisas, é como se a minha mente se transportasse até esse passado e também eu fosse uma participante da história!
Gostei do que escreveu e como escreveu e não me canso de dizer que, de facto, a experiência de vida tem um peso fundamental...
Ah! E eu vivi até aos 20 anos em Pedorido, hoje em dia não moro lá, mas passo todos os dias!! O que me dá muita alegria.
Parabéns Senhor, pelas suas palavras e pela riqueza que trouxe até este blogue, ou pelo menos, até mim!

Até breve!

Anónimo disse...

Caríssimo conterrâneo:

Agradeço o comentário ao meu sentir e até devo confessar que não contava de forma alguma ser escutado com tamanha rapidez, o que vem provar, mais uma vez, a eficácia deste ainda recente tipo de comunicabilidade.
Voltando ainda ao tema que me é muito caro, gostaria de precisar um pouco melhor a minha intenção ou o objectivo pretendido, quando fui rebuscar da minha memória o caso do atleta Maurício. Naturalmente que não pretendi ver esbatidas as diferenças, que sempre existiram entre os povos de Pedorido e Rio-Mau. Nada disso!Cada povo tem as suas características próprias e que irão manter-se, acredito eu.
Foi uma pura coincindência o Maurício ter o seu historial de vida ligado às duas belas localidades. Aquilo que eu pretendi acentuar é que estes bons exemplos de vida não deverão ser ostracizados, esquecidos, para que sirvam de referência aos vindouros, neste caso de Rio-mau e de Pedorido.
Penso que agora consegui esplanar melhor a minha ideia e até aproveito para relembrar uma outra figura pública, infelizmente já desaparecida, e que me marcou muito positivamente pela vida fora!
Estou a falar duma professora primária, natural de Pedorido e que era conhecida popularmente por " Teresa do Alcino". Como profissional não conheci melhor que a professora Teresa e posso garantir que tive outros bons professores que também me marcaram durante a minha vida de estudante!
Acontece que ainda hoje sinto um vazio enorme por não ter tido o arrojo e a humildade de ter procurado a professora Teresa para dizer-lhe como foi importante para mim e penso que para os da minha geração! Cometemos durante a nossa vida erros destes, os chamados erros de palmatória,mas, no mínimo, não nos ficará nada mal ter a coragem de assumir que por vezes somos insensíveis e portadores de um egocentrismo que só nos desfavorece a nós e à nossa comunidade!
Será que estaremos de acordo, ou não?
Antes de terminar só gostaria de dizer mais o seguinte:
-Muito sinceramente não gostaria de ser mal interpretado quando procuro focar as coisas boas que guardo na memória de Pedorido e das suas gentes, até porque é fácil perceber a forma carinhosa como falo da nossa terra. É um dever e uma obrigação minha!
Penso que não é nada importante revelar a minha identidade. Seria importante, isso sim, que o pouco que sei e divulgo tivesse alguma utilidade nem que para uma só pessoa fosse! Mas confesso que sou um homem de dúvidas, muitas dúvidas, mas luto comigo próprio no sentido de ganhar coragem para ir até aos outros e dizer parte do que me vai na alma, que poderá não ser muito valioso, mas é sincero e tem a força daqueles de quem descendemos e por via disso e para o bem serei sempre um pedoridense!

Finalmente só há pouco percebi que terei entrado numa zona mais direccionada às próximas Eleições. Peço desculpa, não foi com intenção, aconteceu...
Foi muito bom ter sido escutado por um meu querido conterrâneo a quem mais uma vez fico grato!
Dentro do possível, e, se os meus "desabafos" puderem contribuir para algo de útil,terei muito gosto em recorrer às minhas memórias e por conseguinte às minhas histórias reais!

Um abraço a todos os pedoridenses!

Lua disse...

Caro Senhor (anónimo),

Deixe-me só corrigi-lo numa coisa irrelevante. Sou uma conterrânea :) Lua, é apenas o meu pseudónimo! Aliás, uma jovem conterrânea de 29 anos.
Continuo a adorar o que escreve, parece um poeta! Diz tudo tão certinho e tão bonito que me vai directo à alma! Estou rendida!
Percebi perfeitamente a sua mensagem no que diz respeito ao povo de Pedorido e Rio Mau. Sabe, também minhas raízes vieram do outro lado do rio e se instalaram em Pedorido até aos dias de hoje. Por isso, também como o Senhor, tenho um carinho especial por ambas as margens, embora eu nunca tenha convivido directamente com ninguém de Rio Mau sem ser a minha família. Mas o meu pai fala muito nessas gentes e na família que lá resta.
E agora que tocou no nome dessa Professora Teresa, confesso que o nome me soa algo. Provávelmente, foi também ela Professora do meu pai!
Bem e neste mundo enorme, por vezes torna-se pequenino quando reparamos que encontramos determinadas "coincidências" como foi esta de o Senhor falar e de me prender a atenção pelas semelhanças entre si e o meu pai!

Um abraço

Anónimo disse...

Caríssimos conterrâneos:

Agora e para começar vejo-me "forçado" a ter que admitir que nunca me havia passado pela ideia vir a emocionar-me e eis o que me estava reservado quando dou de sopetão com os comentários da nossa querida e jovem conterrânea...
Claro que a surpresa foi grande, até porque não estava nada à espera e depois valha a verdade, tenho que dizer, apenas e só os meus dois filhos dizem gostar do pouco que vou escrevendo... Entretanto, nunca os levei a sério, porque é muito normal e até aceitável os filhos dizerem maravilhas dos pais e vice-versa...
O importante disto, será, penso eu, e a LUA frisou isso muito bem, o intercâmbio de conceitos, de ideias, entre gerações, porque podemos estar a contribuir uns e outros para um melhor e maior desenvolvimento das nossas sociedades.
É por estar convencido que sem preconceitos dos mais novos para com os mais velhos ou vice-versa,todos sairão a ganhar, ou seja, os mais velhos sentirão uma grande felicidade por verem que recorrendo às suas memórias, estarão a ser úteis aos mais jovens, que, têm todo o tempo à sua frente e só nao têm a MEMÓRIA!
Mas estão a ganhá-la e vão tê-la!...OXALÁ possamos contribuir!
Grande parte das vezes, creio, os humanos tendem a complicar:
- Se pararmos um pouco e nos concentrarmos e a seguir perguntarmos a nós próprios o que é verdadeiramente mais importante, se é sermos ricos ou felizes, creio que a resposta é inequivocamente :SERMOS FELIZES!
Pelos dados que vão chegando regularmente ao nosso conhecimento os humanos têm-se equivocado quanto à resposta, ou então nem perderão tempo algum com a pergunta...
Sendo o homem o ser mais inteligente à face deste Planeta Terra é caso para pensar que a inteligência deveria questionar-se a si própria. OU NÃO?...
Gostaria de focar,para não fugir ao meu hábito uma pequena mas GRANDE faceta que aconteceu comigo e que nunca esqueci e até guardo como um dos factos que mais me marcaram:
- Estávamos em 1955 e a minha excelente professora Teresa,natural de Pedorido como já sublinhei, resolveu primeiro falar comigo e a seguir com os meus pais e para quê?
- Uma vez que havia concluido a 4ª classe e era ainda muito novinho para o mundo do trabalho e uma vez que durante os dois anos que havia sido minha professora notara verdadeiro empenho e sobretudo aproveitamento, queria a sra. professora que continuasse a colaborar no ano seguinte e ajudá-la porque iria ter uma nova turma da 4ª classe! Como recompensa pelo meu contributo a sra. prof.ª no final desse ano levar-me-ia à cidade do Porto, ao Liceu Carolina Michaelis fazer o exame de admissão ao Liceu e claro os meus pais não iriam pagar um tostão!

Tudo correu como o previsto, ou melhor, como a profª Teresa idealizara, isto é, dei os meus humildes préstimos e colaborei com paixão como "assistente" como agora se diz, no final do ano o prometido foi devido e na cidade Invicta até dispensei de ir à oral!

O mais importante de tudo isto é que eu pressenti que com aquela idade pessoas com responsabilidade acreditavam em mim e eu estava a ser útil e isso era fantástico!...

Contudo há outros pormenores importantes nesta história e que passo a citar:
- A professora comprometeu-se perante um miúdo e perante os pais e cumpriu.
- No final do ano propôs-me ao tal exame, eu estava preparado e foi um êxito. Não houve pedidos, não houve cunhas...
Agora eu acrescento, perguntando:
- Que melhor exemplo ajudaria à formação dum jovem?

MUITO OBRIGADO! ATÉ BREVE!

Anónimo disse...

...Apenas queria corrigir a frase final!

Onde se lê:
- Que melhor exemplo ajudaria à formaçãu dum jovem?

Deveria ler-se:
- Que melhores exemplos ajudariam à formação dum jovem?

É TUDO! UM ABRAÇO ENORME!...