segunda-feira, fevereiro 25, 2008

O cantinho da cerimónia

Há uma expressão usada em várias circunstâncias - o bocadinho da cerimónia -, que encaixa que nem uma luva na situação que aqui me presto a relatar.

Quem nunca passou pela incómoda experiência de, num qualquer casamento ou tainada das antigas, querer açambarcar o último pedaço de moela ou rissol existente na mesa e se deparar com a incómoda situação desse referido pedaço ser o último?
Pois mandam as regras da boa educação que esse pedaço fique no respectivo lugar ad-eternum.
Mesmo que o estômago se contorça em agonia e uive que nem um Pepito em plena Lingueta, nada moverá aquele pedaço da mesa. É assim a ordem natural das coisas, é assim que será até ao fim dos tempos...

Iniciei este post com esta introdução parva, porque a situação que o mesmo aborda é ainda mais parva.

Depois de terem transformado 7/8 do velho "Estaleiro Buraco" num belíssimo semi-curral (sim, porque naquele cenário, só faltam mesmo os corcéis a passearem-se altivamente de lado para lado) lá ficou o restante 1/8 (se a matemática não me falha) para serventia do Sr. acima mencionado.

Acuso desde já a minha total ignorância no que toca a regras de alinhamento e ordenamento de território, mas será que foi propositado, ou ficou mesmo por cerimónia?

Os Srs. da JAE arrumaram tudo e no final, quando apenas faltava aquele pedacinho, como pessoas educadas que certamente são, lá devem ter pensado:
"- Bem, até parece mal a gente tirar agora dali aquele pedacinho!
- Pois, também acho que sim. Se estiveres num casamento e só tiver um rissol de camarão na mesa, não o vais tirar, pois não?
- Pois não! Deus me livre!!
- Vá, então deixa ficar, e quem não tiver escrúpulos e/ou educação que o arranje!
- É isso mesmo! Vamos mas é ao Neca mandar abaixo uma malga de verde!
- Bora lá..."

12 comentários:

DariusPintus disse...

Seja bem-vindo.
Quando estiver fechado o semi-circulo, o primeiro corcel a frequentar a área será a minha...
Excelente ideia, já tenho um lugar para deixar a menina e poder ir para o COPOS beber uma mini.

Anónimo disse...

Estamos numa terra de covardes.Noutros tempos os autarcas não brincavam com os votos do povo e assumiam o seu papel perante o eleitorado.Estamos numa tera em que tudo é permitido,emagine-se que os nossos autarcas até permitem que nos caguem em cima.Bem será que temos uns autarcas de m...a?

Anónimo disse...

Estamos numa terra de covardes.Noutros tempos os autarcas não brincavam com os votos do povo e assumiam o seu papel perante o eleitorado.Estamos numa tera em que tudo é permitido,emagine-se que os nossos autarcas até permitem que nos caguem em cima.Bem será que temos uns autarcas de m...a?

Anónimo disse...

Porra, que raio têm contra o homem? Inveja?
A mim não me incomoda nada que aquilo ali esteja ou não.
Já sei que vão dizer que aquele 1/8 não tem razão de ser e fica mal... ou que como estava dantes ficava mal também. O que é facto é que há gente que aproveita até as coisas mais mesquinhas para criticar quem não gosta.
O que fizeram com a ponte velha isso sim é vergonhoso! Aquela junta sim, parece um bando de ignorantes que nem sequer sabe defender o património da freguesia.

Anónimo disse...

ok

Anónimo disse...

Porra, que raio têm contra o homem? Inveja?
A mim não me incomoda nada que aquilo ali esteja ou não.
Já sei que vão dizer que aquele 1/8 não tem razão de ser e fica mal... ou que como estava dantes ficava mal também. O que é facto é que há gente que aproveita até as coisas mais mesquinhas para criticar quem não gosta.
O que fizeram com a ponte velha isso sim é vergonhoso! Aquela junta sim, parece um bando de ignorantes que nem sequer sabe defender o património da freguesia.

O problema é que para bem de uns está o mal de outros... Que ninguem se esqueça que para o Buraco ter ali o estaleiro, há um café a perder visibilidade e cientela por consequencia. Que ninguem me lixe, aquile pedaço de terreno nem sequer é do homem... Já agora vou por qualquer coisa ai num terreno qualquer a guardar lugar para fazer uma casa daqui por uns anos... è justo não acham?

PEdorido disse...

"Já agora vou por qualquer coisa ai num terreno qualquer a guardar lugar para fazer uma casa daqui por uns anos... è justo não acham?"

Eu já tinha pensado em reservar o campa da bola! :D

Diogo Soares disse...

Só foco alguns pontos que precisam de atenção.

Limpeza do Parque das Merendas (restauração)

Melhoramento dos Jardins da Igreja e outros.

Limpeza trimestral das ruas de Pedorido. Colheita de lixo deitado pelos clementes (miudos) e uma limpeza as muros de pedra das ruas.

Não me lembro de mais nada

Diogo Soares disse...

E sinceramente podiam colocar lá um jardim agradável. =D

Anónimo disse...

é caso para dizer, quem nao sabe é como quem nao ve...

toda a gente esta sempre pronta para atacar a junta de freguesia, para apontar o dedo a tudo... mas poucos sao os que metem as maos na massa e lutam pelo que nao é da junta mas sim de todos nos..

eu presumos que os bloguistas, ou meros visitantes que comentam este espaço, sao maiores de idade e recenciados... com direito a voto, com o dom da palavra, com liberdade de expressao..

entao porque que nao usam esse poder todo e nao vao para as assembleias da junta expor as suas ideias em vez de se limitarem a um anonimato num blog que acaba por ser helitista uma vez que nao sao muitos os pedoridenses com acesso as novas tecnologias...

porque que tem que ser sempre os mesmos velhos do rocio a falar nas assmbleias da junta?

se estao assim tao indignados exponham a vossa opiniao no sitio que lhe compete... de cara erguida... o anonimato nao leva a nada...

quanto ao problema em si, acho que nao se deve misturar as aguas...

PEdorido disse...

Caro Monteiro,

pela minha parte, e apenas, não podia deixar de responder ao seu comentário que me parece, no mínimo, desajustado.

Em primeiro lugar, ninguém atacou a junta (que parece estar a tornar-se o mártir da freguesia).
Mas, a evidência é que as vozes de contestação são cada vez mais e mais "altas".

Este blog, de elitista, não tem absolutamente nada. Podem escrever novos, velhos, recenciados ou não.
E se para si a internet é uma nova(???) tecnologia... olhe, não sei o que lhe diga! Não se pode agradar a todos...

E segundo o meu humilde entender do sistema político, as juntas existem para resolver os problemas da população. Para metermos todos "mãos à obra" não seria necessária a existência de juntas. Não acha?

O que eu acho é que foi o Sr. que misturou as águas...

PS: Eu voto sempre. Como tal, e pela sua lógica, tenho direito à indignação e, por consequência, expressá-la. Se o faço publica ou anonimamente é do meu entender.

Espero vê-lo mais vezes por aqui.

Cumprimentos,

PEdorido.

Anónimo disse...

Sim, não são muitos os pedoridenses k acesso as novas tecnologias, ou na serão como o sr monteiro diz... mas coitadinhos dos srs da junta, na se pode dizer isso, pk caso na tenha reparado até o sr está a criticar... senão repare nas promessas eleitorais no que às novas tecnologias (como apelida) diz respeito, será a junta de freguesia a vitima? é q se pensa que sim temos mesmo muito por onde começar a falar... não acha q foi inoportuno? se bem q ha sempre varias visões e perspectivas da coisa...